PÁGINAS

quarta-feira, 2 de julho de 2025

CALENDÁRIO HISTÓRICO DE CAMOCIM. MÊS DE JULHO

Coronel Libório. Fonte: Camocim Online

Estação de Camocim. Quadro de F. Chagas Albuquerque.





Em julho, mês dedicado ao imperador romano Júlio César e o "mês das férias", chegamos à metade do ano de 2025. Feriado nacional mesmo não temos em julho, mas é um més que temos muita coisa a comemorar. Para Camocim, é só conferir as datas abaixo para ficarmos mais atentos aos fatos da nossa história.

JULHO:

22 de julho de 1923 – Nasceu, na localidade de Tremendal, Distrito de Amarelas, Camocim-CE, Libório Gomes da Silva. Foi coronel da Polícia Militar do Ceará e deputado estadual por Camocim.

23 de julho de 1932 – Fundação da Sociedade Beneficente Ferroviária. Sede própria à Rua Santos Dumont, S/N.

24 de julho de 1878 – Entrada do Vapor Guará no Porto de Camocim, trazendo engenheiros e materiais para a construção da ferrovia. (Estrada de Ferro de Sobral)

28 de julho de 1920. Data da fundação da Augusta, Respeitável, Benfeitora, Benemérita e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim Nº 1, tendo a rente o italiano João Baptista Gizzi  Em 28 de julho de 2020, comemorou seu primeiro centenário

31 de julho de 1889 – Trafegou pela Estrada de Ferro de Sobral o Conde D’Eu, genro do Imperador D. Pedro II. Chegou a Camocim por um navio da Companhia Maranhense de Navegação a Vapor. Foi até Sobral. Na volta visitou em Granja a Igreja Matriz, Casa da Câmara e Cadeia e a residência do Sr. Carvalho Motta. Deu esmolas para casa de caridade em Sobral e Igreja Matriz em Granja, além de alguns populares