![]() |
Distrito de Amarelas. Camocim-CE. Fonte: Portal Amarelas. |
Nos seus 146 anos de emancipação política de Camocim, iremos publicar algumas postagens sobre seus distritos e localidades. Hoje, trazemos a lei de criação do Distrito de Amarelas no longínquo ano de 1963 (eu ainda não era nascido). Aliás, por que o nome de Amarelas? São várias versões, inclusive a de que uma barcaça entrou pelo braço do rio e teria encalhado por lá. A tal barcaça, dizem estava carregada de uma tinta amarela que acabou se estragando com o tempo. Mas, existem outras histórias! Se você sabe de alguma, comente na postagem. Segue a transcrição do documento de criação do distrito.
LEI Nº 6.397, DE 3 DE JULHO DE 1963
Cria o Distrito de Amarelas no município de Camocim
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
Faço saber a quem a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono e promulgo o seguinte lei:
Art 1º: É criado o Distrito de Amarelas no município de Camocim, cuja sede na localidade do mesmo nome, fica elevada a categoria de Vila.
Parágrafo Único: É a seguinte a linha divisória do Distrito de Amarelas, no município de Camocim:
a) - Começa nas extremas de Granja, no córrego que, passando em Tucunzal e Boca da Picada, segue rumo norte até a ponte do Jatobá, sobre a rodovia Camocim-Chaval; daí, segue até o Lago das Cangalhas, no lugar Ponta da Areia, seguindo, ainda, pela praia, até a foz do Rio Remédios, de onde sobe, rio acima, até a ponte do lugar Palmeira e daí até encontrar a estrada carroçável Unha de Gato-Ricardino, indo alcançar as extremas de Chaval, nas proximidades de Passagem.
Art. 2º. A presente lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário,
Palácio do Governo do Estado do Ceará, em Fortaleza, aos 3 de julho de 1.963.
VIRGÍLIO TÁVORA
GENTIL BARREIRA
OBS: Lei publicada no Diário Oficial de 22.07. 1.963.
Fonte: Acervo do Sr. Osmundo Rodrigues Campos.
Olá, sobre as versões da origem do nome de Amarelas, meu tio, o Sr. José Alberto dos Santos (Zé Alberto), que viveu no Olho D'água, falava da versão de que o nome de Amarelas era atribuído à cor das águas da lagoa, que eram amareladas. Isto em tempos remotos. Hoje a água da Lagoa parece mais cristalina.
ResponderExcluirObrigado pela colaboração e comentário!
Excluir