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Agência dos Correios e Telegráfos Typo I. Fonte: Revista Vida Doméstica. nº 189, p.43, 1933. |
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quinta-feira, 19 de maio de 2016
OS PRÉDIOS DE CAMOCIM - A AGÊNCIA DOS CORREIOS
segunda-feira, 16 de maio de 2016
OS PRÉDIOS DE CAMOCIM - A MESA DE RENDAS ALFANDEGADA
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Prédio da antiga Mesa de Rendas de Camocim. Foto: José Airton Rocha. |
Este é um prédio que não existe mais em Camocim, apenas a fachada dele resiste ao tempo, assim como o Hotel da Ambrozina ao lado. Foi sede de banco e da famosa Mercearia Serrote de propriedade da família Maia.
quinta-feira, 5 de maio de 2016
QUEM FOI ENGENHEIRO PRIVAT, NOME DE RUA EM CAMOCIM?
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Engenheiro José Privat. Óleo de Descartes Gadelha. Fonte: A Estrada de Ferro de Sobral. André Frota de Oliveira. |
A cronologia marca hoje, 05 de maio, a
data da morte do engenheiro Dr. José Privat em Camocim no ano de 1882, advinda
das complicações médicas resultante de uma queda de cavalo. Mas, quem foi este
homem, além da sua atuação na Estrada de Ferro de Baturité e Sobral, autor da planta da Igreja Matriz de Bom Jesus
dos Navegantes em Camocim, na qual se encontra seus restos mortais? Afora, como
se conta em alguns escritos, dele ser um "autêntico
cavalheiro, de trato ameno e distinto, estimado e admirado por todos que o conheciam,
incapaz de uma palavra áspera contra quem quer que fosse", distinto por
seu "talento e ilustração incomum", o que se pode dizer da sua
atuação como engenheiro nas ferrovias cearenses?(OLIVEIRA, André Frota de. A Estrada de Ferro de Sobral, 1994, pag. 82).
O Dr. José Privat
está incluso, portanto, na conjuntura das grandes secas nordestinas e atuou
fortemente na concepção da salvação dos flagelados pelo trabalho nas grandes
obras abertas pelo governo. Como os sertanejos não estavam acostumados com o
ritmo e a natureza destas obras, vários conflitos se observaram na construção
das ferrovias de Barturité e Sobral, nos portos de Acaraú e Camocim e nos
açudes de Acarape e Quixadá
Antes de vir para Camocim o Dr
José Privat trabalhou na Estrada de Ferro de Baturité, onde os efeitos da
disciplina nos acampamentos de trabalhadores ganharam as páginas dos jornais. A
atuação dos engenheiros na organização do trabalho chegava às raias do autoritarismo
a ponto do jornal Echo do Povo
denunciar:
Cada engenheiro é um Suserano da linha, que trata o
público e especialmente os trabalhadores e empregados, como escravos, sendo
obrigados a levantarem-se quando passam, chapéus na mão, e olhos cravados no
chão, em sinal de obediência absoluta. 9 (Echo do Povo de
7/08/1879, BPGMP).
Neste sistema de
disciplina e controle no e para o trabalho, o Dr. José Privat teve destacada
participação na elaboração de um plano de trabalho, como assinala o historiador
Tyrone Apolo Cândido.
No
sentido de constituir uma ordem de trabalho para o “bom andamento das obras”,
José Privat, engenheiro da via-férrea de Baturité, redigiu um plano para as
obras da estrada de ferro: um verdadeiro código disciplinar feito para nortear
o trabalho dos retirantes. O seu plano falava no emprego de 2.400 operários,
divididos em oito grupos 4 de 300 homens. “Cada grupo terá um administrador e
um apontador-escrevente e será subdividido em 5 turmas de 60 homens cada um,
dirigido por um feitor”. Da obediência e harmonia no trato para com
administradores, apontadores e feitores dependeria o bom andamento dos trabalhos.
Seriam eles que fariam, na lida diária, a distribuição das rações aos
retirantes. Mas para garantir a ordem, o engenheiro Privat propunha ainda a
criação de uma “polícia de cada abarracamento”, composta por dez homens de
confiança “tirados entre os trabalhadores”. (Entre a
migração e o trabalho: retirantes e trabalhadores de ofício em obras de socorro
público (Ceará - 1877-1919. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH
• São Paulo, julho 2011, p.4-5).
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Rua Engenheiro Privat. Camocim. Fonte: Arquivo do blog |
A fortuna
memorialística em torno do seu nome está restrita à Rua Engenheiro
Privat em Camocim e ao lugarejo Privat
situado à margem da via férrea que dista 9 km de Granja, onde em 1926 foi
inaugurada uma pequena estação denominada Dr. José Privat.
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Estação Dr. Privat. Privat. Granja-CE. Fonte:http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_sobral/doutor.htm |
quarta-feira, 4 de maio de 2016
BELEZAS DE CAMOCIM - LAGO DO BOQUEIRÃO
Foto: dacadeirinhadearruar.blogspot.com |
Camocim é um município onde a natureza é especial mesmo! Afora o maior litoral do estado do Ceará (62km) com praias exuberantes e desertas, ainda é banhada por lagos de leste a oeste como o Lago das Cangalhas, Lago Seco, Lago Grande e Lago do Boqueirão, objeto desta postagem. Mas, como era o Lago do Boqueirão há quase 90 anos atrás? O Ministério da Viação e Obras Públicas em seu relatório de 1927, assim o descrevia:
LAGO DO BOQUEIRÃO
Este vasto reservatorio de agua doce, barrado espontaneamente e ha longos annos pelas dunas do municipio de Camocim, no Ceará, e cuja circumferencia mede cerca de 8 leguas, esteve quase a perder-se na ultima invernada por falta de um sangradouro que evitasse o transbordamento imminente por sobre o fragil material da barragem natural. Tratando-se de um verdadeiro açude que nada custou aos cofres publicos e cuja utilidade já se tem feito sentir permanente, a Inspectoria providenciou sobre a abertura do necessario sangradouro, que foi projectado e aberto entre 6 e 31 de dezembro, com o dispendio de 54:499$500. A soleira tem 6m, 90 de largura e os taludes são de 2 metros de altura por 1 de base, com cerca de 800 metros de extensão.
Estaria hoje o Lago do Boqueirão com seu sangradouro ainda em condições de suportar uma boa invernada?
Obs: Manteve-se a grafia da época.
Fonte: Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas. 1927, p.364-65. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
sábado, 30 de abril de 2016
ABRIL PINTO MARTINS XVII - EM MEMÓRIA DO NOME
Inauguração do busto de Pinto Martins. Camocim. 1979. Fonte: blog camocimonline. |
Encerrando a série ABRIL PINTO MARTINS, a sensação é de que muito ainda faltou para ser mostrado, mas, virão outros abris. Passado a efusão de homenagens, todo mundo volta para sua vida particular. Nesse sentido, não iremos aqui reprisar os eventos mais importantes na vida de Pinto Martins a partir de então: seu trabalho de pesquisa para a exploração de petróleo no Brasil e sua morte. De alguma forma já o fizemos neste espaço (A morte de Pinto Martins, nº 2, Terça-feira, 2 de setembro de 2012; O Petróleo em Camocim, Sexta-feira, 30 de março de 2012; O Herói Esquecido, 21 de fevereiro de 2011, dentre outros).
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Estátua de Pinto Martins. Camocim. Fonte:cearaem fotos. |
Hoje vamos enfocar o que ficou da fortuna memorialística em torno da figura do aviador Euclides Pinto Martins. Em Camocim, além da atual Praça Pinto Martins, Aeroporto, Rádio Pinto Martins e Biblioteca Municipal, já existiram a Escola Euclides Pinto Martins, nos anos 1940 por conta da Cruzada Nacional da Educação, que objetivava erradicar o analfabetismo, além do Sonoro Pinto Martins, uma antiga amplificadora e o Grupo de Teatro Amador Pinto Martins. Em forma de monumento,o busto inaugurado no Centenário de Camocim foi parar na Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras. Depois, ergueu-se uma estátua que ainda hoje está na Praça Pinto Martins e depois colocaram um avião da FAB para se comemorar o centenário do voo de Santos Dumont.
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Visita ao Túmulo de Pinto Martins. Rio de Janeiro. 1926. Fonte: Revista da Semana. |
Em Fortaleza, tem-se um pequeno memorial no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Em Salvador, Bahia, Natal, RN, há ruas Pinto Martins. No Rio de Janeiro, além da capital, vários municípios homenagearam o aviador camocinense.
Outro ponto que se tornou turístico no Rio de Janeiro é o roteiro dos aviadores no Cemitério São João Batista, onde Pinto Martins foi sepultado.
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Túmulo de Pinto Martins. Rio de Janeiro. Cemitério São João Batista. 2011. Foto: Alênio Carlos, |
Breve retornaremos com mais curiosidades sobre o homem Pinto Martins.
sexta-feira, 29 de abril de 2016
ABRIL PINTO MARTINS XVI - NO RIO DE JANEIRO, A APOTEOSE.
Vista aérea da recepção à Pinto Martins e Walter Hinton. Rio de Janeiro. 1923. Fonte: Revista Fon Fon. nº07, p.31, 1913, Rio de Janeiro. |
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Ao centro Presidente Arthur Bernardes, tendo à esquerda Pinto Marins e à direita Walter Hinton. Fonte: Revista O Malho 1066, p.27. 1923. Rio de Janeiro |
quinta-feira, 28 de abril de 2016
ABRIL PINTO MARTINS XV - DE CAMOCIM AO RIO DE JANEIRO
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Pinto Martins em Aracti. 1922, Fonte: fortalezaemfotos.blogspot.com.br |
Antes
de chegarem em Camocim, um boato
correu pela cidade de que não mais Pinto
Martins pousaria em Camocim. Superada as desconfianças por um telegrama do
próprio aviador avisando sua parada em solo camocinense, fizeram-se as devidas
homenagens e a partida no dia seguinte 20 de dezembro de 1922, as
7 horas da manhã. No livro Pouso da
Águia, o autor grafa 8h16min. Afora isso, cogitou-se que os aeronautas
amerrisariam em Fortaleza, o que não
aconteceu, segundo se conta, devido o mar revolto da enseada do Mucuripe.
O Sampaio Correia II, depois de Camocim só parou em Aracati, de onde Pinto Martins telegrafou
para a Associação de Escoteiro do Alecrim,
informando que chegariam na capital
potiguar em 21 de dezembro de 1922. Natal,
naquela época tinha apenas 25.000 habitantes. Ás 12:45, o hidroavião pousou
no Rio Potengi onde em suas margens,
uma multidão esperava os aviadores, que foram recebidos efusivamente. Os
aviadores visitaram o governador Antonio
de Souza no Palácio do Governo, onde prestaram uma homenagem ao aeronauta
potiguar Augusto Severo, que havia
morrido ao pilotar seu dirigível “Pax” em
Paris, na França, no ano de 1902. Apesar
de estar programado vários eventos para o dia seguinte, a comitiva de
aeronautas partiu cedo sem dar maiores explicações. o que gerou constrangimento
na imprensa potiguar.
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Pinto Martins no Rio Potengi. Natal. 1922. |
Logo após
decolarem do Rio Potengi, o “Sampáio Correia II” apresentou problemas no motor
esquerdo, próximo a fronteira com a Paraíba,
forçando-os a amerissar. Somente no dia de 25
de dezembro, em pleno feriado de Natal foi que seguiram viagem para Recife. No entanto, uma nova pane
obrigou os aeronautas pararem em Cabedelo,
na Paraíba, quando foi realizada a troca de um dos motores, fato este que adiou
a partida para a capital pernambucana somente no final de janeiro de 1923.
Os contratempos
surgidos até o destino final terminaram e só assim o “Sampaio Correia II” pode
passar sem problemas por Maceió,
Salvador, Porto Seguro, Vitória no Espírito
Santo e finalmente, Rio de Janeiro,
a Capital Federal. Era 8 de fevereiro de 1923 e os tripulantes
aproveitaram vários dias de festas em honra ao feito por eles concretizado.
Contabilizados os dias, se tivessem vindo de navio, teriam chegado mais cedo, o
que diminuiu um pouco o impacto da aventura aérea.
terça-feira, 26 de abril de 2016
ABRIL PINTO MARTINS XIV - A POESIA CAMOCINENSE
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Diretoria do Sport Club. 1917. Fonte Revista Fon-Fon. RJ. |
SAUDAÇÃO
O nosso Camocim prepara-se garboso
Para vos receber, festivo e delrante.
Cavatinando o mar seu hymno triunphante
Saúda-vos também - alegre e magestoso!
No firmamento o sol mostrou-se mais radioso,
A terra se tornou jardim mais odorante;
E a luz unida à flor, num halo deslumbrante;
Vos vem glorificar com o povo jubiloso!
Dos lábios virginaes harpejos de harmonia
Sahem rouxinoleando em doce orchestração
Vibrando a marselheza que n'alma psalmodia
Na augusta cathedral de nosso coração
Rimbalha festival o sino da alegria
Como se musicasse a nossa SAUDAÇÃO!
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Ruínas do Sport Club. Fonte: Arquivo do blog. |
Por outro lado, designado oficialmente para oferecer um poema ao aviador camocinense, o cidadão Pedro Morel assim se referiu ao ilustre conterrâneo, poema este recolhido por Eduardo Campos, no livro Pouso da Águia.
Vinde até nós, condores que do espaço
Baixais, após fendê-lo heroicamente,
Vinde, que o nosso coração fremente
Quer vos cingir n'um fraternal abraço.
Águias, que pelo Azul, serenamente...
(obs:a obra não revela totalmente, o segundo quarteto)
Vinde até nós, intrépidos voadores,
Do ar e do empíreo azul dominadores
Receber nossas justas orações!
E agora um "hurrah" que atravesse os povos
Aos nossos bravos hóspedes, aos novos
Aos novos Montgolfiers, novos Gusmões!