O mês de agosto é muito recheado para nós camocinenses. Vários fatos do nosso cotidiano religioso, administrativo, econômico e político são comemorados neste mês. Confira abaixo as principais datas.
O mês de agosto é muito recheado para nós camocinenses. Vários fatos do nosso cotidiano religioso, administrativo, econômico e político são comemorados neste mês. Confira abaixo as principais datas.
Em julho, mês dedicado ao imperador romano Júlio César e o "mês das férias", chegamos à metade do ano de 2025. Feriado nacional mesmo não temos em julho, mas é um més que temos muita coisa a comemorar. Para Camocim, é só conferir as datas abaixo para ficarmos mais atentos aos fatos da nossa história.
JULHO:
22 de julho de 1923 – Nasceu, na localidade de Tremendal, Distrito de Amarelas, Camocim-CE, Libório Gomes da Silva. Foi coronel da Polícia Militar do Ceará e deputado estadual por Camocim.
23 de julho de 1932 – Fundação da Sociedade Beneficente Ferroviária. Sede própria à Rua Santos Dumont, S/N.
24 de julho de 1878 – Entrada do Vapor Guará no Porto de Camocim, trazendo engenheiros e materiais para a construção da ferrovia. (Estrada de Ferro de Sobral)
28 de julho de 1920. Data da fundação da Augusta, Respeitável, Benfeitora, Benemérita e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim Nº 1, tendo a rente o italiano João Baptista Gizzi Em 28 de julho de 2020, comemorou seu primeiro centenário
31 de julho de 1889 – Trafegou pela Estrada de Ferro de Sobral o Conde D’Eu, genro do Imperador D. Pedro II. Chegou a Camocim por um navio da Companhia Maranhense de Navegação a Vapor. Foi até Sobral. Na volta visitou em Granja a Igreja Matriz, Casa da Câmara e Cadeia e a residência do Sr. Carvalho Motta. Deu esmolas para casa de caridade em Sobral e Igreja Matriz em Granja, além de alguns populares
O mês de junho, mês dos festejos juninos, traz datas interessantes sobre nossa história administrativa, política, educacional e da Estrada de Ferro.
01 de junho de 1878 - O Conselho de Estado, presidido por João Lins Cansanção de Sinimbu, envia mensagem anexada ao Decreto nº 6.918, que autorizava o prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité a construção da Estrada de Ferro de Sobral, visando minorar os efeitos da seca de 1877 em socorro dos flagelados da região.
08 de junho de 1985 – Solenidades comemorativas do 30º aniversário do Colégio Estadual Padre Anchieta (CEPA). Local: dependências do colégio.
9 de junho de 1948. Criação da Comarca de Camocim pela Lei Estadual Nº213, de forma definitiva, depois de ter sido criada em 8 de novembro de 1943 e suprimida duas vezes. Foi finalmente instalada a 13 de agosto de 1948.
19 de junho de 1878 - Assinatura do Decreto nº 6.940, que considerava a Estrada de Ferro de Sobral de estrada geral, autorizando os estudos e construção por conta do Estado.
24 de junho de 1936 - Data em que ocorreu o "Massacre do Salgadinho" em Camocim, quando a policia estadual matou dois militantes comunistas (Amaral e Luís Pretinho), que fugiam da repressão à Intentona Comunista de 1935, além de Raimundo Vermelho, que morreu três meses depois vitimado pelas torturas sofridas na Casa de Detenção em Fortaleza.
29 de junho de 1942 - Inauguração da Igreja de São Pedro pelo Padre Inácio Nogueira Magalhães. A obra foi iniciada pelo Padre Manoel Henriques.
Imagens:
CEPI. Camocim Online
IGREJA DE SÃO PEDRO. Portal de Camocim
O mês de maio é muito festejado. Começando logo pelo dia primeiro, homenageando o trabalho e o trabalhador, o mês da coroação de Nossa Senhora, das mães, das noivas e das flores...
Na história de Camocim marca a fundação de instituições civis, religiosas, além da criação de nossa identidade simbólica. Fiquem com o mês de maio. Ao longo dele, poderemos atualizá-lo com outros fatos importantes de nossa história.
05 de maio de 1882 – Morte do Dr. José Privat, aos 47 anos de idade – Primeiro–engenheiro da Estrada de Ferro de Sobral. Seus restos mortais se encontram depositados na Igreja Matriz de Camocim, transladados do cemitério local em 11 de janeiro de 1886 por ordem do Bispo D. Joaquim. Natural do Rio de Janeiro, em sua homenagem denominou-se Engenheiro Privat uma rua em Camocim e um lugarejo entre esta cidade e Granja.
06 de maio de 1962 – Fundação do Serviço de Promoção Humana – SPH, pelo padre Luís Gonzaga Melo.
08 de maio de 1969 - Sanção da Lei Municipal Nº 254 de 8 de maio de 1969 pelo Prefeito Municipal de Camocim Setembrino Fontenele Veras que doou um terreno para a construção da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, na Praça Severiano Morel.
18 de maio 1955 – O Prefeito Murilo Aguiar envia carta ao Bispo D. José Tupinambá da Frota, solicitando o Pe. Ivan Pereira de Carvalho para vir dirigir o Ginásio Padre Anchieta a ser fundado.
20 de maio de 1976 - Sanção da Lei Nº 331 de 20 de maio de 1976, que dispôs sobre a Bandeira e as Armas do Município de Camocim.
31 de maio de 2001. Data da fundação da Academia Camocinense de Letras (ACAL), posteriormente rebatizada de Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL), por iniciativa do escritor Roberto Pires de Oliveira.
Fontes:
Mês de Maio: https://andreortiz.com.br/como-vender-mais-no-mes-de-maio/
Bandeira de Camocim: https://www.mbi.com.br/.../bandeira-municipio-camocim.../
![]() |
Mês de março de 2025. Fonte: https://www.istockphoto.com/br/fotos/calenario |
Continuando a sequência do Calendário Histórico de Camocim, iniciamos o mês de março de 2025 com o início do carnaval. Educação, religião e estrada de ferro, marcam o março histórico de Camocim, além de assinalar a morte dos dois maiores líderes políticos do município no século XX: Murilo Aguiar e Alfredo Coelho.
![]() |
Murilo Rocha Aguiar. (1914-1985). |
01 de março de 1956 – Início das aulas da 1ª Série Ginasial do Ginásio Padre Anchieta com 41 alunos. 04 alunos vieram de cidades vizinhas.
|
![]() |
Alfredo Othon Coelho ( - 1992) |
19
de março de 1950 – Fundação do Instituto São José (ISJ), iniciativa do Monsenhor Inácio Nogueira
Magalhães, com a direção das Irmãs Capuchinhas. 26 de março de 1879 –
Inauguração do assentamento dos trilhos da Estrada
de Ferro de Sobral pelo Presidente da Província Dr. José Júlio de
Albuquerque Barros. 29
de março de 1973 – Criação do Curato de São Pedro na Reunião do Presbitério realizada em Tianguá. |
![]() |
Foto: Revista O Cruzeiro. Rio de Janeiro, 29 de março de 1941, ed. 22, p.49. |
![]() |
![]() |
Jornal A Razão, Fortaleza-CE, edição 194, p.05, 1937. |
![]() |
Fevereiro 2025. Fonte: https://www.digitalgratis.com.br/calendarios-png/calendario-2025 |
Na verdade, trata-se de mais uma das bobagens veiculadas nas redes em forma de fake news. Essa configuração do mês que homenageia Fébruo, o deus da morte, acontece todos os anos, menos nos anos bissextos. Dito isto, confira as datas históricas para o mês de fevereiro em nosso município: 15 de fevereiro de 1977 – Instalação da
9ª Legislatura da Câmara Municipal de Camocim pelo presidente Antonio Mingueira
Braga e da posse do Prefeito Edilson Veras Coelho e do vice-prefeito Francisco
das Chagas Sobrinho (Nenem Lúcio). 03 de fevereiro de 1981 – Declaração de
estado de calamidade pública em todo o município de Camocim por falta de chuvas
regulares que causaram sérios danos à agricultura e pecuária. DECRETO EXECUTIVO
Nº 64-A, de 03 de Fevereiro de 1981. Prefeito Edílson Veras Coelho. 15 de fevereiro de 1991 – A Câmara
Municipal de Camocim, presidida pelo vereador Luciano Trévia, concede título de
cidadão camocinense ao Exmo. Sr. Tasso Ribeiro Jereissati. 27 de fevereiro de 2002 - Aprovação do Projeto de Lei Nº 001/2002 de
autoria do vereador Antonio Alberto da Paz, criando a bandeira e o brasão da
Escola de Ensino Fundamental José Valdir de Oliveira. Fonte: Atas da Câmara Municipal de Camocim |
![]() |
Fonte: Jornal A Razão, Fortaleza-CE. Edição 252, p.7, 1937. |
8 de janeiro de 1883
Camocim, sede do
núcleo municipal foi elevada à categoria de Vila.
25 de janeiro de 1906 Desanexação da
Paróquia de Camocim da Paróquia de Granja, através de Portaria, sendo nomeado
pároco o então Padre José Augusto da Silva.
|