sábado, 13 de janeiro de 2018

CAMOCIM NOS CARTÕES POSTAIS.

Vista panorâmica da Praça da Matriz. Anos 1930. Acervo: Raimundo Wilson.
Depois de merecidas férias (a última postagem foi exatamente há um mês atrás), voltamos a postar no CAMOCIM POTE DE HISTÓRIAS. O final do ano de 2017 nos trouxe uma grata surpresa, através de um contato via e-mail do nosso leitor Raimundo Wilson. Ele é filho do Sr. Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, e nos promete revelar o acervo fotográfico que seu pai, que foi funcionário da PANAIR em Camocim, na década de
1930.Transcrevemos suas principais informações abaixo: 
Rua 15 de novembro. Atual Rua Engenheiro Privat. Acervo: Raimundo Wilson.

Olá, Carlos Augusto, grato pela atenção. Fiz uma visita às postagens antigas do blog CAMOCIM POTE DE HISTÓRIAS e verifiquei que o blog já existe desde 2011. Resumindo: eu (Raimundo Wilson) sou filho de Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, que foi um dos primeiros funcionários da Panair do Brasil-PAB, em Camocim (na época, ainda era Pan American Airways-PAA). Meu pai era Diretor de Telecomunicações da Panair em 1965, por ocasião da "falência" da companhia aérea. Ele trabalhou em Belém, Bragança, Camocim, Macapá, Amapá, Carolina, Natal, Fortaleza, etc. Faleceu em 16/04/2012; nos seus arquivos, que ficaram comigo, encontrei milhares de documentos que ainda não consegui organizar. Entre eles, fotografias da época da II Guerra, e uma parte registra sua passagem por Macapá e Camocim. Algumas fotos eu não tinha como identificar, entre elas umas 20 de Camocim, misturadas com as de Macapá. Consegui localizar um blog com fotografias de Macapá. Entrei em contato com o editor e publicamos as fotos raras de Macapá. Se você quiser entrar no blog, vai acompanhar a história por inteiro... portaretrato-ap.blogspot.com
Tentei publicar as de Camocim, entrando em contato pela Internet, mas ninguém me respondeu.
Eu tentava entrar digitando: "Camocim panair do brasil", e nada aparecia. Na semana passada, entrei com "panair Camocim" e apareceu o seu blog... Vou enviá-las a você. A propósito, belo trabalho o seu. Meu pai falava muito de Camocim e ela faz parte de lindas recordações de minha juventude.Depois eu conto... Um grande abraço do,
Raimundo Wilson

Rua Senador Jaguaribe. Atual Rua José Maria Veras. Acervo: Raimundo Wilson.

Como primeira parte da promessa do leitor Raimundo Wilson, apresentamos algumas paisagens de Camocim em cartão postal, provavelmente do ano de 1937. Apesar de já serem conhecidas por aqui, as fotos se destacam pela qualidade. Em breve teremos mais novidades.

Fonte: Acervo  Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, aos cuidados de Raimundo Wilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário