domingo, 24 de agosto de 2025

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMOCIM. ADM. ANTONIO MINGUEIRA BRAGA.

Porta documentos. Câmara Municipal de Camocim

    Cada político, através dos tempos, procura imprimir sua marca quando passa por uma posição de mando, tanto no Executivo, quanto no Legislativo. Desta forma, o prefeito ou o presidente da Câmara Municipal buscam de várias maneiras " marcar sua passagem", de acordo com suas prerrogativas, recursos e limites constitucionais. Por exemplo, um prefeito pode fazer muito mais em termos de obras do que um presidente de Câmara. 

    O que um presidente de Câmara poderia fazer nos 1970 e 1980 além de comandar o poder legislativo em sua tarefa de elaborar leis e fiscalizar o Executivo? Quase nada!

Na  sobriedade dos recursos, o então vereador Antonio Mingueira Braga, eleito para quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal de Camocim em quatro biênios (1977-78; 1981-82; 1983-84 e 1987-88), mandou confeccionar um simples porta-documentos como souvenir para marcar uma de suas passagens pela presidência da Câmara Municipal. No objeto em questão, uma frase de conclamação a população: "Coopere com a Administração e veja o seu município crescer!"

    Esta raridade chegou as minhas mãos através do Sr. Osmundo Rodrigues  Campos, que também foi vereador da  Câmara Municipal de Camocim (1959-1962) e um colecionador de documentos do período, a quem agradeço pela cessão de vários deles, que eu estou chamando de "Baú do Osmundo".

    Cada um, portanto, procura ser lembrado para a posteridade.


Fonte: Porta Documentos. Câmara Municipal de Camocim. Acervo: Osmundo Rodrigues Campos. 

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

COLETIVO DE HISTORIADORES DE CAMOCIM . EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 



 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO COLETIVO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E HISTORIADORES DE CAMOCIM - COPHIC.

  

Edital de Convocação. COPHIC. 15/08/2025



sábado, 2 de agosto de 2025

CALENDÁRIO HISTÓRICO DE CAMOCIM. MÊS DE AGOSTO

     

JK em Camocim. 1955. Arquivo Elda Aguiar.


O mês de agosto é muito recheado para nós camocinenses. Vários fatos do nosso cotidiano religioso, administrativo, econômico e político são comemorados neste mês. Confira abaixo as principais datas.

03 de agosto de 1955 - Passagem de Juscelino Kubitschek e João Goulart por Camocim em campanha política para Presidente da República. Foi recepcionado pelo então prefeito Murilo Aguiar. (Fonte: 2º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes).
05 de agosto de 1878 – Início dos estudos para a construção da Estrada de Ferro de Sobral.
07 de agosto de 1901 - Nascimento de Anésio Frota Aguiar, escritor, deputado estadual e federal pelo Rio de Janeiro. Relator da CPI na Câmara dos Deputados que investigou os empréstimos entre o jornal Última Hora e o Banco do Brasil.
07 de agosto de 1920 – fundação da Banda de Música Lyra Camocinense, com 13 músicos, pelo maestro Luis Joaquim de Moraes. Esta banda tocou na festa da chegada de Pinto Martins em Camocim em 19 de dezembro de 1922.
8 de agosto de 1919 - Nasceu em Camocim filho de Manuel Dias de Macedo e Georgina Navarro de Leitão Macedo, José Dias Macedo, um dos maiores industriais do Brasil.
13 de agosto de 1948. Instalação da Comarca de Camocim.

14 de agosto de 1979 - Batalha da Barroquinha. Por ocasião do Festejo Religioso do então distrito de Barroquinha, aconteceu tiroteio entre integrantes das alas políticas de Camocim numa festa dançante, onde saíram baleados pelo lado dos "Cara Pretas", o líder Murilo Aguiar e o vereador Ronaldo Benevides. Do lado dos "Fundo Moles", os irmãos Alfredo Coelho Cruz (Carrasco) e Francisco Coelho Cruz.
17 de agosto de 1889 - A Villa de Camocim é elevada à categoria de cidade pela Lei Provincial Nº 2162.
24 de agosto de 1977Último trem que trafegou na Estrada de Ferro de Sobral. Partiu para Sobral a locomotiva nº 611. Maquinista – Raimundo Nonato de Castro (Bolô), Auxiliar- Sr. Aragão.