sábado, 4 de agosto de 2018

RELIGIOSOS DE CAMOCIM. MONSENHOR JOSÉ AUGUSTO DA SILVA

Monsenhor José Augusto da Silva. Fonte: arquivo do blog.
Apesar de não ter nascido em Camocim, a história de vida do Pe. José Augusto da Silva está intrinsecamente ligada à nossa cidade. Chegou em nossa cidade como padre em janeiro de 1906, nomeado para reger a Freguesia de Camocim  e saiu como monsenhor. Construiu a nossa Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes, fincou aqui as bases do credo católico em todas as suas dimensões, criando associações pias e atendendo ao povo camocinense em momentos difíceis, como as secas. Empreendedor nato, foi o primeiro prefeito do município de 1919 a 1920. Hoje é nome de escola na cidade 

5 comentários:

  1. Ilustre amigo. É verdade que a primeira Igreja Catolica de Camocim, localizava-se na praça do quadro? Na esquina : Senador Jaguaribe/Zeferino Veras. Precisamente no local da casa do Sr. Ernesto Fontenele.

    ResponderExcluir
  2. nÃO TENHO ESTA INFORMAÇÃO, CARO UNKNOWN. OS REGISTROS DA IGREJA CATÓLICA, PRECISAMENTE OS LIVROS DE TOMBO, JÁ SE REFEREM À CAPELA COMO SENDO NO ATUAL LOCAL. QUANTO À PRAÇA DO QUADRO, AS TRÊS ÚLTIMAS CASAS DA RUA ZEFERINO VERAS COM GENERAL SAMPAIO FORAM DO PATRIMONIO DA IGREJA.

    ResponderExcluir
  3. amigo. por traz do balneário e hotel municipal existem também duas ou três casas que pertenciam a paroquia. Elas hoje pertencem a família do Chico do Pedrinho e de uma irmã da Srta. Yara Brito . justamente na rua general Sampaio. COMO SE VÊ A PAROQUIA ESTAVA MUITO PRESENTE NA REGIAO. O que reforça minha suspeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na rua Senador Jaguaribe, hoje José Maria Veras, também tem duas casas vizinhas a casa da família Calado que também pertenciam a paroquia. Em uma dessas casas, meus pais moraram e nela nasceram três da família. Também foi residência do Padre FULTON, Monsenhor Carneiro e por último em uma delas morou o Sr. Jaime Prado , despachante aduaneiro. Hoje funciona o consultório medico do Dr. James. Antes da construção da atual igreja devia existir uma capela para os fieis se reunirem. Ai é que, esta minha suspeita. também na rua 24 de maio próximo a casa de Pinto Martins também tinha uma casa da Paroquia.

      Excluir
    2. Com certeza absoluta a atual igreja matriz de Camocim, não foi sempre do jeito atual. Me ajuda a esclarecer esta duvida. Antes de ser a atual paroquia, Camocim pertencia a paroquia de Granja. Será que nos livros de tombo de lá não consta nada.

      Excluir