sexta-feira, 7 de setembro de 2018

MINHAS MEMÓRIAS DO 7 DE SETEMBRO DE CAMOCIM. VIII SET/3

Desfile de 7 de Setembro. Camocim. Anos 1970. Fonte: Arquivo ISJ.

Todo dia 7 de Setembro as memórias dos antigos desfiles são reavivadas. As minhas começam pela alvorada de foguetes e dobrados irradiados pelas bocarras do Sonoros Pinto Martins. O verde e amarelo tomava conta do trecho da Rua 24 de Maio, entre as ruas Independência e Alcindo Rocha, onde era montado o palanque das autoridades. Cordas separavam o público dos desfilantes que empunhavam bandeirolas de papel, miniaturas da Bandeira do Brasil. Os desfiles escolares traziam quadros da história do Brasil, principalmente os relacionados à escravidão, aspectos regionais da cultura brasileira e, quase sempre, alguém erguendo uma espada, interpretando D. Pedro I. 
Já falei aqui das rivalidades entre as escolas que disputavam o título de primeiro lugar no desfile. Escola João Ramos x Instituto São José. Centro Social Urbano x SESI. O resultado era assunto para uma semana inteira, embora todos já soubessem o vencedor: o Colégio das Irmãs, pelo poder aquisitivo dos pais de seus alunos, mostravam mais pompa e circunstância que fascinavam os jurados - alguns, pais de alunos que desfilavam pela referida escola.
No entanto, parece-me, que o que mais importava não era o prêmio. Havia um quê, senão de patriotismo, posto que não entendíamos (nós, alunos) muito bem o sentido cívico daquela festa, uma certa reverência aos símbolos pátrios.
Para coroar o desfile, as apresentações das representações militares na cidade - Marinha do Brasil, Tiro de Guerra 10001 e Polícia Militar, com a tradicional salva de tiros de bala de festim que, embora esperada, assustava muita gente. Qual a sua memória destes tempos?
Como se dizia antigamente: SALVE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário