O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

sábado, 30 de julho de 2011

SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE CAMOCIM - CONSTRUÇÃO CIVIL


O surto associativo em Camocim deu-se principalmente entre as décadas de 1920 e 1950. Coincidentemente, tal surto corresponde ao auge das atividades do porto e da ferrovia. Afora isso, note-se também que neste período, a sociedade camocinense experimentou momentos de politização tanto à esquerda como a direita, organizando-se em associações mutualistas, beneficentes, civis, religiosas, literárias, esportivas e sindicatos. O blog objetiva recuperar a historicidade destas entidades, trazendo seus documentos, objetivos e fundadores destas agremiações que ainda hojem estão em funcionamento, como o SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, objeto desta postagem. No registro do sindicato, identificamos a presença de vários comunistas e simpatizantes, o que revela a presença destes militantes nos espaços do mundo do trabalho. Trancrevemos abaixo o Registro Civil de Pessoas Jurídicas do referido sindicato:

Ano: 1953. Mês: Agosto. Dia: 17 . Protocolo: 150. data: 17 de agosto de 1953.
SOCIEDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OFICIOS VÁRIOS - CAMOCIM. EXTRATOS DE ESTATUTOS: DENOMINAÇÃO, DURAÇÃO, FINS E SEDE - A Sociedade da Construção Civil e Ofícios Vários tem duração de tempo indeterminado, número de sócios ilimitados e sede na Cidade de Camocim, Estado do Ceará. Seu objetivo é prestar todo o genero de benefícios e defesa de seus associados. (...) Sócios fundadores e Diretoria: São sócios fundadores da entidade os senhores FRANCISCO ARAUJO DE CASTRO - Presidente; VIRGILIO JOSÉ DE MARIA, Vice-presidente; MANOEL GOMES DA SILVA, 1º Secretário; MANOEL ROSENDO PEREIRA, 2º Secretário, GUMERCINDO GUIMARÃES, 1º Tesoureiro, JOÃO BATISTA DA SILVA, 2º Tesoureiro, ANTONIO TEIXEIRA, ANTONIO ELEUTÉRIO E FRANCISCO RODRIGUES DE OLIVEIRA, Diretores e Sócios: José Felício Sotero Lopes, Francisco Rodrigues dos Santos, Manuel Furtado de Mendonça, Pedro Teixeira de Oliveira, Francisco Bezerra dos Santos, Alexandre Furtado Filho, Alfredo Leandro Sousa, João Francisco de Sousa, João Paulo Vasconcelos, Francisco Joaquim Lima, Pedro Damásio, Irídio Barros Galvão, Artur Paulo, Francisco Rodrigues e Silva, Francisco Assis Sales, Paulo Pereira de Brito, Francisco Torres, Manoel Ricardo da Silva, Francisco Xavier de Maria, Josias Ribeiro de Sousa, Raimundo Aragão Carneiro, Florencia Cardoso, Martiniano Joaquim, Rogério Gomes Coutinho, Justino Ferreira, José Henrique, Manoel Rodrigues Freire, Aquiles Felix, Francisco Gabriel do Nascimento, Virgínio Ferreira de Barros e Sebastião Ferreira de Sousa, Camocim 16 de junho de 1953.

Fonte: Cartório André. Registro de Pessoas Jurídicas.


Foto: camocimonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário