domingo, 30 de dezembro de 2012

SOBRE OS JOGOS E DESFILES ESTUDANTIS DE CAMOCIM

Desfile de 7 de setembro. Foto: Arquivo do Instituto São José. Camocim-CE.


Certamente quem se reconhecer nesta foto passou ou já está chegando na casa dos 50 anos. A mesma nos remete a um tempo em que os desfiles de 7 de setembro eram revestidos de certo glamour, além do fervor patriótico próprio da época. Vivíamos momentos de ditadura embora sua carga ideológica não fosse facilmente percebida por nós. Lembro, no entanto da rivalidade existente entre as escolas da cidade, que iam desde os jogos do "Torneio da Independência" aos desfiles. Nos jogos, as escolas públicas representadas por João Ramos e Estadual eram superiores em quase todas as modalidades.Outra potência nas quadras era o SESI que recebia alunos de todas as classes sociais, além do TG-Tiro de Guerra 10001. Nos desfiles, apesar das grandes apresentações do SESI e do próprio CSU, o Instituto São José, escola particular que recebia a maioria dos filhos da elite camocinense, era quase insuperável, trazendo para a passarela da Praça Pinto Martins, várias alas (como a dos motoqueiros da foto) representando quadros da história do Brasil.Nestes desfiles não faltavam um D.Pedro I ou uma Princesa Isabel com seu séquito de escravos em perfeita harmonia sob o sol escaldante em meio ao verde-amarelo reinante. Recordações!!!

3 comentários:

  1. Professor Carlos Augusto, vou tentar melhorar um pouco a referência da matéria postada.
    Quanto ao Torneio da Independência, o mesmo era realizado na quada de esportes do SESI, sendo que a final, era realizada um dia antes do desfile de 07 de setembro.
    Cheguei a jogar por ambos, SESI e CSU, sendo campeão em 1988(CSU) e 1986(SESI), na categoria dente de leite.
    Quanto a rivalidade das escolas e a supremacia nas modalidades esportivas, os Iter-Colegiais de 1991 e 1992 foram marcos na cidade, com as disputas a "flor da pele" entre colégios e escolas do município, com a "massa" invadindo o SESI, CSU, campinho da prefeitura, quadra das irmãs, entre outras... Tempo bom, de rivalidade,mas rivalidade "esportiva amadora" na qual fui vice-campeão, pelo CEPA, na modalidade infantil....
    Já nos desfiles, na época da praça Pinto Martins, o SESI, levava tudo, com o CSU, na cola e Colégio Estadual e João Ramos, seguindo a fila, quando passou para a Beira-Mar, com a inclusão do ISJ, o jogo virou, com o ISJ, com um desfile impecável, ganhando tudo, também pudera, lá, a disciplina estudantil fazia a diferença.
    Muitos desfiles depois, hoje o que mais chama a tenção, é sem sombra de dúvida, o desfile militar, Tiro de Guerra, Polícia Militar e as vezes, os petões da Escola de Aprendiz de Marinheiro, quando estão por aquí, dão um show a parte.
    Qaunto as alas, jamais me esqueço d eum desfile, acho que foi em 1988, quando desfilava pelo SESI, quando o cavalo que levava um casal de noivos do CEPA, desgarrou da carroça e foi um Deus nos acuda de riso do casal que veio ao chão....
    Nostalgia pura......

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lekão por comentar. Na realidade sou testemunha de tudo que voce escreveu, é que numa postagem não dar para colocar tudo. No futuro farei um desdobramento da matéria. Continue nos visitando.

    ResponderExcluir