quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

CARNAVAIS DE OUTRORA EM CAMOCIM - O BLOCO DO TRECO

Bloco do Treco. 1966. Camocim-Ceará. Fonte: Acervo José Aroldo Viana.


Fevereiro é o mês da folia. Entrando neste espírito, o Camocim Pote de Histórias entra no clima e recupera histórias do nosso carnaval de outrora, desta vez, destacando o Bloco do Treco - "O Inimitável", fundado em 1966. Portanto, neste ano, os "trequistas" podem comemorar 54 anos de fundação, muito embora, há décadas que eles não saem pelas ruas de Camocim. No entanto, os mais saudosistas prometem neste ano de 2020 marcar presença no carnaval camocinense. 
Segundo um dos remanescentes da primeira formação, nosso amigo Aroldo Viana, que guarda fotos e recordações destes tempos áureos, um grupo de "idosos foliões" está se articulando para botar o bloco na rua. Soube até que uma versão infantil da festa já está agendada para acontecer no Esther Buffet.
O próprio Aroldo Viana estará no próximo dia 10, segunda-feira, fazendo uma explanação na Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL) sobre a história do Bloco do Treco.
Gerada a expectativa, vamos esperar para conferir a alegria da "rapaziada" do Bloco do Treco, com seus estandartes e fantasias, como mostra a fotografia do ano de 1966, em algum lugar de Camocim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário