sábado, 30 de dezembro de 2023

A JAZZ BAND DE CAMOCIM

 

Jazz Band de Camocim. Fonte: Facebook de Paulo Chibata.


       Uma das boas coisas que se garimpa nas redes sociais são as preciosidades históricas. Do Facebook do camocinense radicado em Manaus, Paulo Chibata, músico e radialista na capital manauara, recolhemos uma fotografia que mostra a tradição camocinense na música, que vem desde a centenária Banda Lira, passando pelas várias bandas de baile que aqui se formou, só para falar das mais recentes, The Monkeys Boys, Faísca Som, Força Total, Embalo Jovem, e da inesquecível Nível do Mar uma banda municipal que formou dezenas de músicos profissionais em Camocim e animou nossos Festivais de Música de outrora. 
    A fotografia exposta neste post é de uma Jazz Band formada em Camocim, composta por onze músicos, provavelmente ligada ao Camocim Club, cujo nome está estampado na bateria da banda. Segundo Paulo Chibata, alguns componentes e seus instrumentos  por ele identificados podem ser nomeados: Truaca no pistom; Antonio Basílio no clarinete, Benone no banjo, Santos Pierre, pai do Paulo Chibata era o baterista e o pianista era o Wilson, que não era camocinense e, provavelmente, o maestro. 
    O leitor amigo poderia identificar mais alguém? Esse é o poder de um documento histórico como a fotografia, registrar um momento da história de alguém, de um grupo ou de uma pessoa. Que bom seria que toda cidade pudesse ter seu Museu da Imagem e do Som. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário