terça-feira, 31 de outubro de 2023

PINTO MARTINS VAI AO CINEMA...


   

Cartaz de "Euclydes" no MAM-RJ. 30/10/2023.

    Se você, caro camocinense é morador no Rio de Janeiro ou em São Paulo, ou esteja passando férias por estas duas capitais, ou mesmo em viagem de negócios, reserve um pouco do seu tempo e vá ao cinema para prestigiar nosso conterrâneo ilustre EUCLYDES PINTO MARTINS. Pois é, o documentário 'EUCLYDES", da produtora Vira Lata em co-produção com o Cine Brasil TV, estará sendo exibido inicialmente em São Paulo e Rio de Janeiro em Mostras, Festivais e Encontros de Cinema (confira datas, locais e horários nos cartazes anexos). 

Cartaz  de Euclydes. 47ª Mostra Internacional de São Paulo. 01/11/2023.
 

    Boa parte do documentário foi rodado em Camocim, com participação de várias pessoas do lugar (inclusive eu, rsrsr). Em contato com a produtora, o Coletivo de Historiadores e Professores de História de Camocim já solicitou uma exibição especial do filme em nossa cidade, cujo pedido foi prontamente aceito e que se dará após estas exibições de estreia no circuito nacional. Estamos no aguardo e ansiosos para conferirmos esta produção sobre a história de PINTO MARTINS! 

Cartaz de "Euclydes". Festival Nicho Novembro. 12/11/2023.

REPERCUSSÕES E IMPRESSÕES DE DOIS CAMOCINENSES QUE ASSISTIRAM A ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO NO RIO DE JANEIRO.

PAULO ESS - Ator

Gente, acabei de ver um documentário sobre a vida do piloto Pinto Martins, e fiquem atentos, se passar no Festival de Cinema e vídeo/CINE CEARÁ. Informações preciosas mostradas no documentário: 
1) Pinto Martins era negro e as “autoridades” o embranqueceram em fotos e nas esculturas. 
2) O aeroporto de Fortaleza, em sua fachada, não tem mais o nome Aeroporto Pinto Martins, mas sim Fortaleza AirPort. 
3) A autoridades da época, registraram sua morte como suicídio, ponto que a família Pinto Martins discorda, alegando que ele era destro, e o tiro foi dado do lado direito na sua cabeça. 
4) Ele e sua família, bancaram todo esse evento histórico, que foi a viagem que ele fez no avião Sampaio Correia, de Nova Iorque ao Rio de Janeiro, com início em novembro de 1922, e terminando em fevereiro de 1923. 
Enfim, essa figura natural de Camocim, merecia mais consideração e respeito, pelo menos o mínimo que possam considerar essa contribuição para a história da aviação brasileira.

FRANCISCO OLIVAR (VAVÁ) - Livreiro

Nobre professor Carlos Augusto Santos, apoteótico, palmas duraram entre 3 e 5 minutos. A cinemateca do MAM estava quase lotada com centenas de pessoas. Você, Paulo José e Adauto Gouveia se saíram muito bem. Documentário muito bem feito, muitas pesquisas, dados desconhecidos de nós. Falei com o diretor Raphael que é seu amigo e do Paulo José, ele quer muito fazer uma exibição na nossa cidade. Ele destacou que Pinto Martins era negro e isto não está registrado no imaginário popular de ninguém, eu, pessoalmente achava que Pinto Martins não era negro, como desde menino Pinto Martis navegava nos barcos do pai é natural aquela cor parda queimada do sol. Outra coisa que não concordei foi um depoimento de uma intelectual detonando  Monteiro Lobato como racista,nem mencionou o fato de Lobato que escreveu no livro Escândalo do Petróleo e Ferro dizendo que Pinto Martins é um dos mártires brasileiros do petróleo, esta destacou o livro ''Presidente Negro''e seu lado racista,não sabe ela que na época que escreveu, Lobato estava falido e este livro o público americano iria gostar e iria ganhar muito dinheiro, um livro direcionado, não seu pensamento. Mas o resto tudo de bom, espero que logo seja exibido na nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário