quarta-feira, 15 de abril de 2015

PINTO MARTINS - O HERÓI E A COMENDA



Euclides Pinto Martins FONTE:http://www.fernandomachado.blog.br/novo/categoria/de-volta-para-o-passado/page/82/
            Falar sobre os feitos heroicos de Pinto : Martins na aviação, o filho ilustre da nossa terra, seria repetitivo. Gostaríamos portanto, de abordar uma outra questão: a memória e a preservação dela como elemento da nossa identidade.
            Pensando nisso, fizemos uma série de denúncias nos jornais locais feitas por nós, sobre o abandono do monumento e a biblioteca que levam o nome de Pinto Martins. Sensibilizada com a questão, imagino, a administração de então no ano de 2008, resolveu instituir a criação do Dia de Pinto Martins e a Comenda Pinto Martins, em homenagem ao nosso ilustre aviador. Como se pode ver, a importância de uma figura histórica para uma comunidade pode ser medida quando, em nome dela, se homenageiam outras tantas. No entanto, isso parece ser mais uma iniciativa ou obra que está indo para aquele quadro do "já teve".       
            Em 2008 estivemos na solenidade inaugural para falarmos sobre o feito aeronáutico de Pinto Martins e a tripulação americana do voo pioneiro entre Nova Iorque e Rio de Janeiro em 1922. Entre os agraciados da noite com a Comenda Pinto Martins estava um sobrinho neto do aviador que veio do Rio de Janeiro para receber a honraria, o Professor Valmir Rocha, autor do Hino à Camocim e o ex-prefeito Dr. José Maria Primo de Carvalho.  De 2008 até 2011, várias pessoas, camocinenses ou não foram agraciadas com o que se chamava na época a maior comenda do município, como podemos conferir na lista abaixo:

Ano de 2009 - Dr. Raimundo Silva Cavalcante - Advogado, Raimundo Bento Sotero - Escritor e Poeta, José Osvaldo Angelim - Comerciante e na época Presidente da Associação Comercial.

Ano de 2010 - Dr. Fernando Luiz Pinheiro - Juiz de Direito, Dra. Sônia Cahu Beltrão - Médica ginecologista, Instituto São José - Instituição de Ensino - representada pela diretora Irmã Dulcinda de Jesus.

Ano de 2011- Benedito Genésio Ferreira - Professor Universitário, Tânia Pessoa Navarro Veras - Advogada, Dom Francisco Javier Hernandez Arnedo - Bispo da Diocese de Tianguá.

            Inexplicavelmente, a mesma administração que criou a Comenda Pinto Martins não a outorgou em 2012 e, a partir de então, há um silêncio com relação a isso e a memória do 15 de Abril parece se resumir às atividades escolares de pesquisa, desenho e semelhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário