O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

OS PRÉDIOS DE CAMOCIM - A MESA DE RENDAS ALFANDEGADA

Prédio da antiga Mesa de Rendas de Camocim. Foto: José Airton Rocha.

Este é um prédio que não existe mais em Camocim, apenas a fachada dele resiste ao tempo, assim como o Hotel da Ambrozina ao lado. Foi sede de banco e da famosa Mercearia Serrote  de propriedade da família Maia. 
Mesa de Rendas de Camocim. Rua Engenheiro Privat. 1935.
Fonte: Revista Vida Doméstica, nº 212, p.18.

Em tempos mais recuados, vamos encontrar em nossas pesquisas o mesmo prédio sendo sede de uma repartição pública, no caso a Mesa de Rendas Alfandegada, espécie de órgão fiscalizador semelhante ao que se conhece hoje como Receita Federal. Camocim, à época em que foto foi tirada, 1935, e publicada na revista Vida Doméstica, era uma das poucas cidades do interior cearense a ter a presença de um órgão desta natureza, justificada, naturalmente, pelo volume de transações comerciais que aqui se davam por conta das atividades oriundas do Porto de Camocim e da Estrada de Ferro de Sobral.










Um comentário:

  1. Nossa, que incrível.
    pena que se perdeu e não temos mais esse prédio maravilhoso, eu lamento muito.

    ResponderExcluir