O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

quarta-feira, 15 de março de 2017

CAMOCIM NOS LIVROS. V - O RIO DA CRUZ NO TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL.1587

Camocim não figura apenas nas obras de autores locais e nacionais. Por suas características e situação geográfica importante na colonização do Ceará, aparece em vários clássicos da historiografia colonial. É o caso do "Tratado Descritivo do Brasil em 1587" de Gabriel Soares de Sousa. Na obra, Camocim aparece na descrição da costa cearense através do Rio da Cruz, também conhecido nos mapas antigos como Rio Camocim e outros nomes menos usados que já revelamos em postagens anteriores. Atualmente é o nosso Rio Coreaú. Transcrevemos abaixo um trecho do livro:
Capa do livro Tratado Descritivo do Brasil.

Por este Rio Grande entram navios da costa e têm nele boa colheita, o qual se navega com barcos algumas léguas. Deste Rio Grande ao dos Negros são sete léguas, o qual está em altura de dois graus e um quarto; e do Rio dos Negros às Barreiras Vermelhas são seis léguas, que estão na mesma altura; e numa parte e noutra têm os navios da costa surgidouro e abrigada. Das Barreiras Vermelhas à ponta dos Fumos são quatro léguas, a qual está em dois graus e 1/3. Desta ponta do Rio da Cruz são sete léguas e está em dois graus e meio em que também têm colheita os navios da costa. Afirma o gentio que nasce este rio de uma lagoa, ou junto dela, onde também se criam pérolas, e chama-se este Rio da Cruz, porque se metem nele perto do mar dois riachos, em direito um do outro, com que fica a água em cruz. (P.19-20).

Trecho do Rio da Cruz (atual Rio Coreaú). Foto: www.tripadvisor.com.br


Fontes: www.tripadvisor.com.br
Tratado descritivo do Brasil em 1587. Gabriel Soares de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário