O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

quinta-feira, 16 de março de 2017

CAMOCIM NOS LIVROS. VI - A EXPOSIÇÃO DE CHICAGO. 1893.





Folha de rosto da obra "The State of Ceará. Brief Notes. The Exposition of Chicago. 1893.




Em março do ano passado postamos sobre a participação de Camocim na Exposição de Chicago de 1893, donde daqui foram enviados exemplares da nossa fauna e flora (confira em CAMOCIM NA FEIRA DE CHICAGO. 1893, 23 de março de 2016). Um relato completo da participação cearense na feira, redundou no livro The State of Ceará. Brief Notes. The Exposition of Chicago. 1893, escrito pelo Dr. José Freire Bezerril Fontenelle, nascido em 09 de março de 1850, em Viçosa do Ceará, um destacado militar, graduado em Engenharia, Matemática e Ciências Sociais e chegou a exercer o governo do Estado entre 1892 e 1896. Portanto, quando da Exposição de Chicago era governador. "Deputado e Senador. Morreu no Rio de Janeiro em 30 de março de 1926", aos 76 anos.
Na obra, disponibilizada em várias bibliotecas americanas, Camocim aparece nas páginas 10, 26, 30, 46, 87 e 94, reportando-se principalmente sobre os aspectos geográficos (Rio Camocim), localização, estrada de ferro, produtos exportados pelo porto e o tráfego de navegações no mesmo. 
Numa das citações destaca-se a importância do porto, "na entrada do rio do mesmo nome, é o melhor do Ceará". (p.30).

Fontes: 
NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses Notáveis. 
FONTENELE, José Freire Bezerril.The State of Ceará. Brief Notes. The Exposition of Chicago. 1893.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário