sexta-feira, 13 de setembro de 2019

JK EM CAMOCIM. (IX SC 2019. 07).




Juscelino Kubitschek e João Goulart em campanha. Camocim. 1955. Fonte: Acervo Elda Aguiar.

Ontem foi aniversário de nascimento de Juscelino Kubitschek, o famoso JK, conhecido também como "Presidente Bossa Nova" e que construiu Brasília. JK em suas andanças pelo Brasil à época da campanha presidencial esteve em Camocim com o candidato à vice-presidente, João Goulart. Antes de adentrarmos neste assunto, um pouco da biografia de JK: 

Nascido em 12 de setembro de 1902, Juscelino Kubitschek era filho de um caixeiro-viajante, João César de Oliveira e de uma professora, Júlia Kubitschek. Foi seminarista e telegrafista. Formou-se médico pela Universidade Federal de Belo Horizonte. De volta à Minas Gerais, casou-se com Sara Lemos em 1931. Foi nomeado capitão-médico da polícia mineira, chefiando o hospital de sangue de Passa Quatro, onde se destaca como cirurgião durante a revolução 1932.
Iniciou sua vida política em 1934, como chefe de gabinete de Benedito Valadares que, na época, era interventor federal em Minas Gerais. Elegeu-se deputado federal no mesmo ano, mas perdeu o mandato com o Estado Novo de Getúlio Vargas. Entre 1940 e 1945 foi prefeito de Belo Horizonte. Em 1946 foi eleito deputado federal e governador de Minas Gerais em 1950. Cinco anos depois se tornou presidente da República pelo voto direto.
Com um Plano de Metas que continha 31 objetivos, promoveu uma época de desenvolvimento. Construiu as usinas de Três Marias e Furnas. Construiu diversas rodovias para a integração do interior ao litoral como a ligação entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte; além da Belém-Brasília, Belo Horizonte-Brasília e a Brasília-Acre.
Sua prioridade, entretanto, era a construção de Brasília e a transferência da capital do país para o interior, inaugurando-a  em 21 de abril de 1960. Foi cassado pelo governo militar e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos. Viveu seu exílio nos Estados Unidos e na França. Ao voltar ao Brasil com a anistia, dedicou-se a escrever e em 1975 tornou-se membro da Academia Mineira de Letras.
Em 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitschek morreu em acidente automobilístico perto da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, quando viajava para São Paulo.

JK em Camocim. Agosto de 1955. Fonte: Arquivo Elda Aguiar.

A passagem de JK e João Goulart em Camocim deu-se em 3 de agosto de 1955. Na época foi feito o registro dessa passagem no 2º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. Vejamos o teor:

3 de Agosto

            Ás 9 horas da manhã do dia 3 de Agosto chegou a esta cidade em avião de sua propriedade o Sr. Juscelino Kubitschek a título de propaganda de sua candidatura a Presidente da República. Era seguido de uma luzida comitiva, constituída de homens de maior projeção no paiz, o Sr. João Goulart, candidato a Vice-Presidente da República, o Sr. Parsifal Barroso, senador pelo Ceará e os deputados federaes: Sr. Francisco Menezes Pimentel, o Sr. José Martins Rodrigues e Sr. Carlos Jereissati. Após um concorrido comício na Praça da Estação, onde ou ouvintes ficaram empolgados pela palavra fluente e fácil do Sr. Juscelino e Sr. João Goulart e de demais oradores, efetuou-se em casa do Prefeito local, Murilo Aguiar um animado lanche, assediado por um avultado número de pessoas. Em seguida, depois das saudações de estilo, o Sr. Juscelino e caravana partiram para Viçosa, onde o aguardavam grandes festejos.

O incentivo de JK à indústria automobilística acabou por desmontar tempos depois a malha ferroviária brasileira e desativar ramais ferroviários como o de Camocim no período ditatorial de 1964-1985.


Fonte: 2º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário