terça-feira, 28 de setembro de 2021

CHICO ARAÚJO. NOSSO CONSTRUTOR. (XI SETEMBRO CAMOCIM. Nº09).

Ex-governador Adauto Bezerra e Chico Araújo. Camocim. Inauguração da CEPESCA. Fonte: Arquivo de Cristiano Sousa.



Em postagem anterior sobre o Restaurante Popular, o popular "Mosqueiro", já havíamos destacado a atuação como construtor do senhor Francisco das Chagas de Araújo em obras públicas na cidade de Camocim.

Hoje falaremos um pouco mais desse cidadão, evidenciando outros aspectos de sua trajetória de vida. Navegando pelo facebook, encontramos alguns dados, para mim inéditos e, com certeza, para muita gente.Pois bem, mestre Chico Araújo, como era conhecido em nossa cidade, na juventude, acalentou o sonho de explorar a Amazônia e foi Soldado da Borracha, no contexto da Segunda Guerra Mundial. Aliás, Camocim, era ponto de partida para os seringais do norte do país. Acometido por doenças tropicais, dentre elas, a malária, voltou para Camocim e se tornou mestre de obras de renome, tendo construído prédios públicos como a Capitania dos Portos e a CEPESCA. Reproduzimos aqui o depoimento de seu filho Cristiano Sousa:

Construída pelo meu estimado pai Chico Araújo, através de um contrato de pura confiança e respeito ao histórico dele na cidade. Na época a Marinha do Brasil consultou em Fortaleza se alguma empreiteira se interessaria pela construção desta obra, mas não conseguiu resposta. Consultou e pesquisou na cidade quem poderia construir de acordo com a planta com fidelidade e garantia. Todos indicaram seu Chico, mas ele não tinha CNPJ e nem empresa registrada em seu nome. Foi chamado à Fortaleza para assinar um contrato e com um orçamento nas mãos conseguiu a aprovação do comandante da Capitania dos Portos do Ceará. Entregou no prazo com qualidade e segurança. Até hoje não entendo como uma pessoa vinda da pobreza extrema, conseguiu se alfabetizar sozinha com uma caligrafia primorosa, fazendo cálculos de construção com sabedoria e inteligência. Na juventude, para escapar da miséria, foi servir como Soldado da Borracha extraindo seringa na Amazônia durante 8 anos no tempo da guerra. Foi atingido por todo tipo de doenças tropicais daquela região. A mais perigosa, malária, o trouxe de volta pra morrer em casa, mas sobreviveu e começou a trabalhar em pequenas obras da Prefeitura em 1954, ganhando a confiança do prefeito da época, Setembrino Veras, depois dele, construiu quase todos os prédios públicos das cinco décadas seguintes. Nunca aceitou esquemas que sujasse sua reputação Morreu pobre com uma aposentadoria de 2 salários . Meu querido , meu velho , minha inspiração de vida.

Vivendo e aprendendo mais sobre a história de Camocim. Parabéns ao Sr, Chico Araújo e seus familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário