Selo da "Série História Camocinense". 2021. Editora Sertão Cult.
Por conta do aniversário dos 142 anos de emancipação política de Camocim, o Coletivo de Historiadores e a Prefeitura Municipal lançam a "Série História Camocinense". A ideia é que a partir de agora a publicação de trabalhados sobre a história do município via poder público estejam organizados nesta série, a partir das demandas e interesses dos parceiros deste projeto. Neste sentido, a prefeita Maria Elizabete Magalhães (cuja formação acadêmica inicial é em História) autorizou a publicação de quatro volumes inicialmente organizados em dois tomos, já tendo outros trabalhos organizados pelo Coletivo de Historiadores à espera de publicação, dentro no projeto inicial apresentado à prefeita, dentre outras iniciativas no campo da história local. Desta forma, alunos, professores e comunidade em geral terão mais quatro obras sobre nossa história que serão disponibilizadas brevemente no formato e-book no site da Prefeitura Municipal de Camocim (https://camocim.ce.gov.br/) e na página da Editora Sertão Cult (https://editorasertaocult.com/). As obras são as seguintes: 1. "Camocim Respirava Este Ar de Música. História e Memória dos Festivais de Música em Camocim. (1986-2003). Francisco da Paz Pessoa (Sílvio Paz) e Carlos Augusto P. dos Santos.
2. A Cantoria nas ondas do rádio AM de Camocim. Relações Políticas e Culturais. (1979-1989). Maely Alves Mesquita.
3. Miolo de Pote. Dez anos do blog Camocim Pote de Histórias. (2011-2021). Carlos Augusto P. dos Santos.
4. Depois da Meia Noite. Experiências Extraordinárias em Contos, Lendas e Mitos que Narram o Cotidiano de Camocim. Edcarlos da Silva Araújo. (1950-1969).
Posteriormente, quando as versões impressas chegarem a Prefeitura Municipal de Camocim fará um lançamento e uma noite de autógrafos. São pequenas obras, mas de grande significação para dotarmos o município de uma cultura de publicação, especialmente em história. E é esse o nosso presente para o nosso povo.
Fontes: Prefeitura Municipal de Camocim Editora Sertão Cult Coletivo de Historiadores de Camocim
|
São projetos como este que nos alegra e nos deixa fortalecidos, enquanto camocinense da gema.
ResponderExcluirA parceria e o apoio do Município são imprescindíveis para a realização destas publicações que servem para facilitar e favorecer a vida dos estudantes e pesquisadores da história local de Camocim.
Parabéns aos autores e vida longa a "Série História Camocinense"!
É o Coletivo de Historiadores de Camocim fazendo sua parte também...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProjeto excelente, quero muito ler todos <2. Parabéns a todos!!
ResponderExcluirOlá Jonas, brevemente estará à disposição de todos, via eletrônica em sites da Prefeitura e Editora Sertão Cult
Excluir