sexta-feira, 22 de setembro de 2023

XIII SETEMBRO CAMOCIM. 06.ANTES DE SER GRANJA, CAMOCIM FOI SOBRAL

 

Camocim (Ceará).O porto. Em primeiro plano, Vapor Camocim. Acervo do blog CPH.



    Neste ano, Sobral comemora 250 anos de história política e administrativa. No entanto, pouca gente sabe, dos ´perrengues que a então vila passou nos primeiros anos de edificação. Já no primeiro ano, o saldo nas contas foi negativo. 

Logomarca dos 250 anos de Sobral. Fonte: https://www.sobral.ce.gov.br/imprensa


    Mas, o que tem ou que teve em comum Sobral e Camocim há 250 anos atrás? Explico, é que em 1773, com a criação da Vila de Sobral, os portos de Acaraú e Camocim estavam sob sua jurisdição. Aqui mesmo neste espaço, já publicamos os pedidos de instalação de currais de pesca em Camocim no ano de 1775 na Câmara de Sobral em favor dos moradores Alferes Francisco Carneiro da Cunha e Manoel Rodrigues Peixoto.

   Voltando para o ano de 1773, data da criação da Vila de Sobral, Camocim vai aparecer nos primórdios da história sobralense, segundo registra o historiador Pe. Sadoc de Araújo em sua "Cronologia Sobralense".  Para poder sustentar os proventos do Juiz de Fora de Sobral, a Câmara teve que instituir um imposto cobrado no porto de Camocim. 

  Nos registros da contabilidade, naquele ano foram recebidos "29$460,  do imposto dos vinténs de 1.470 bois recebidos no porto de Camocim" e "69$000, dos últimos bois e da passagem dos barcos no porto de Camocim recebidos de João Cavalho da Mota"..

    Tres anos depois, em 1776, Camocim passaria de mãos, com a criação da Vila de Granja. Aí já é outra história!

 

Fonte: ARAUJO, Pe. Sadoc de. Cronologia Sobralense. Fortaleza-CE: Edições ECOA, 2015,  p. 374.

Nenhum comentário:

Postar um comentário