sexta-feira, 29 de setembro de 2023

XIII SETEMBRO CAMOCIM. 08. CAMOCIM 144 ANOS

 

Logomarca "144 anos" de Camocim. By Tiago Aguiar. 2023.



E, de repente, já são quase um século e meio de história. Na verdade, 144 anos é apenas uma data burocrática da administração pública. Camocim, como um lugar físico, geográfico e histórico, remonta nos registros desde o século XVI, quando o homem branco começou a arranhar as nossas praias. Logicamente, os povos originários aqui já estavam e que depois vieram a ser chamados de indígenas em sua diversidade tribal de Tremembés, Acoançus, Camocins, dentre outras denominações. Deste encontro ou confronto, depois acrescido dos africanos, descendemos todos nós, com maior ou menor grau de ancestralidade.
Nossa missão como historiador é investigar estas origens e o seu cotidiano através dos tempos e dos espaços. Deste modo, através das nossas publicações sobre a história de Camocim (13 no total, até agora) e deste espaço chamado "Camocim Pote de Histórias" (coincidentemente, há 13 anos), procuramos desvendar as ações humanas neste lugar "abençoado por Deus e bonito por natureza", como diria o poeta.
E todo dia se descobre um pouco mais, seja pelo universo da internet, em livros antigos, em conversas com o amigo na mesa de bar ou na esquina estiva. Quando isso acontece, corro logo, como um fuxiqueiro e publico logo no blog. Afinal de contas, todo historiador é um tecedor de "fuxicos", quando nos referimos aquela peça de tecido que ao se juntar várias delas, tece-se uma toalha. Juntando-se os "fuxicos", tem-se uma história! 
Neste aniversário de 144 anos, não iremos descansar. Logo mais a noite vamos "bater papo" com o grupo "Idosos e Vaidosos", que estão em Camocim na XXVI Jornada de Confraternização Camocinense, convidado que ui. E eu que não sou besta, aceitei de pronto, pois vou aprender muito e reabastecer este espaço das histórias que ainda estão por contar. Mesmo porque, sou sabedor que a história estão com os mais experientes e vividos.

VIVA CAMOCIM, SEU POVO E SUA HISTÓRIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário