quinta-feira, 13 de setembro de 2012

II SC - A EDUCAÇÃO EM CAMOCIM - ESCOLA D. MARIETA CALS Nº 6

Já destacamos neste espaço outras iniciativas na área da educação que foram iniciativas do Serviço de Promoção Humana - SPH em Camocim., que, em seu conjunto, constitui-se uma importante parcela da história da educação do município. Desta vez, trazemos ao conhecimento do público a EMC - Escola D. Marieta Cals que funcionou no antigo Centro Comunitário do Cruzeiro. Com efeito, o SPH plantou escolas na periferia da cidade (São Francisco, São Pedro e Cruzeiro) e em localidades da zona rural (Tamboril). Em monografia sobre o SPH a historiadora Vera Lúcia Silva afirma:

Sócios construtores do Centro Comunitário D. Marieta Cals – CCMC; atrás o início da construção das paredes, 1970, onde funcionaria a EMC.Foto: UVA. NEDHIS. SPH.
A Escola Dona Marieta Cals – EMC, organizada no final de 1972 e início de 1973, era parte integrante do Centro Comunitário Da. Marieta Cals - CCMC, no Cruzeiro. Recebeu o nome então da Primeira Dama do Estado, Da. Marieta Cals, segundo o que consta no livro de atas (1968-1980), “pelo fato de esta ter colocado a (sic) disposição dos trabalhos, por intermédio da 1a. Dama do município: Da. Leonília Hilda Coelho de Carvalho, a ajuda de Cr$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros).” De acordo com a mesma fonte, “O gov. César Cals visitou com grande entusiasmo as futuras dependências do Centro: o salão-capela, as 2 salas de aulas, o pátio de recreação, a secretaria, o ambulatório, o setor social, a cantina-lar etc.” Em 1973, foi registrado a matrícula de 78 alunos.

Fonte: 
Para a transcrição: UVA. NEDHIS. SPH. Livro de atas: 1968-1980, fl. 58v-59. Pasta O1 – Reuniões e Assembléias. 
Para o número de alunos matriculados: UVA. NEDHIS. SPH. Matrículas do SPH (1968-1979). Pasta E1 – Educação: Escola Pedro Apóstolo – EPA e outras. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário