O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

IV SC 06 - O LIVRO DIDÁTICO DE CAMOCIM

Capa do Livro Historiando Camocim. Autor: Luis Carlos Lima.
Foto: Robervaldo Monteiro


             Inicialmente, gostaríamos de pedir licença aos leitores para publicarmos algo relacionado á nossa pessoa, posto que a intenção do blog é registrar e interpretar fatos da história de Camocim. Todavia, o assunto de hoje acaba por conter essas duas dimensões e ficou impossível não falar de um projeto que acalentamos durante muito tempo e que agora vem à lume. Trata-se do Projeto Historiando Camocim que tem como finalidade maior a elaboração de um livro didático sobre a História de Camocim. Efetivamente, amanhã, 24 de setembro de 2014, na 4ª CREDE, a partir das 8:00h, estaremos prestando contas desse projeto junto aos professores de história da rede municipal de ensino, gestores e demais autoridades, apresentando e entregando o resultado final em sua primeira versão. No entanto, é preciso historicizar um pouco este momento. Depois de algumas tentativas frustradas junto a quem de direito em tempos passados, apresentamos nosso projeto à atual administração através da Secretaria da Educação que de pronto sinalizou positivamente. Feitos os procedimentos burocráticos, lançamo-nos na formação da equipe e durante oito meses de trabalho, chegamos a uma versão final do que será o protótipo do  livro que será publicado e utilizado nas escolas municipais no próximo ano. Aliado a este trabalho, realizamos três encontros de formação com os professores da rede municipal no sentido de trocarmos ideias, receber sugestões e construirmos coletivamente o produto. Foram momentos ricos e interativos. Ainda teremos dois meses pela frente para fazermos os ajustes e detalhes finais, próprios da elaboração de qualquer obra literária. Voltando ao livro, o mesmo constará ainda de um Manual do Professor para auxiliar e orientar os docentes no desenvolvimento dos conteúdos. Por falar em conteúdo, a obra constará de seis capítulos a saber: Capítulo Primeiro - Origens Históricas; Capítulo Segundo - Estrutura Administrativa e Política; Capítulo Terceiro - Economia e Trabalho; Capítulo Quarto - Cotidiano e Cultura; Capítulo Quinto - Educação e Religião e Capítulo Sexto - Patrimônio Histórico e Cultural. Um aviso: este é apenas um livro e, por ser didático e destinar-se ao público específico do Ensino Fundamental II, tem suas limitações de conteúdo e espaço. Temos consciência de que muito da nossa história não foi contemplado por estes motivos. Portanto, aos professores deve servir, antes de tudo como mais um recurso para suas aulas, como ponto de partida para a descoberta e construção de outras histórias. Por fim, agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma para que chegássemos ao intento pretendido e podermos dizer que finalmente Camocim tem seu livro didático.

Um comentário:

  1. Parabenizo o grande amigo e historiador que temos pelo inédito trabalho, dizendo que o uso do livro didático sobre a História Local em Camocim, fará com que a Educação do município dê um salto de qualidade, sobretudo no ensino de História. Pois, além de ser um instrumento facilitador para o professor ministrar as aulas de História, poderá também servir de motivação para o aluno tomar gosto pela disciplina. Reitero meus votos de consideração e reconhecimento aos grandes benfeitores da Educação, Carlos Augusto e Gleiciane Freitas!

    ResponderExcluir