Capa do Livro Historiando Camocim. Autor: Luis Carlos Lima. Foto: Robervaldo Monteiro |
Inicialmente,
gostaríamos de pedir licença aos leitores para publicarmos algo relacionado á
nossa pessoa, posto que a intenção do blog é registrar e interpretar fatos da
história de Camocim. Todavia, o assunto de hoje acaba por conter essas duas
dimensões e ficou impossível não falar de um projeto que acalentamos durante
muito tempo e que agora vem à lume. Trata-se do Projeto Historiando Camocim que
tem como finalidade maior a elaboração de um livro didático sobre a História de
Camocim. Efetivamente, amanhã, 24 de setembro de 2014, na 4ª CREDE, a partir
das 8:00h, estaremos prestando contas desse projeto junto aos professores de
história da rede municipal de ensino, gestores e demais autoridades,
apresentando e entregando o resultado final em sua primeira versão. No entanto,
é preciso historicizar um pouco este momento. Depois de algumas tentativas
frustradas junto a quem de direito em tempos passados, apresentamos nosso
projeto à atual administração através da Secretaria da Educação que de pronto
sinalizou positivamente. Feitos os procedimentos burocráticos, lançamo-nos na
formação da equipe e durante oito meses de trabalho, chegamos a uma versão
final do que será o protótipo do livro
que será publicado e utilizado nas escolas municipais no próximo ano. Aliado a
este trabalho, realizamos três encontros de formação com os professores da rede
municipal no sentido de trocarmos ideias, receber sugestões e construirmos
coletivamente o produto. Foram momentos ricos e interativos. Ainda teremos dois
meses pela frente para fazermos os ajustes e detalhes finais, próprios da
elaboração de qualquer obra literária. Voltando ao livro, o mesmo constará
ainda de um Manual do Professor para auxiliar e orientar os docentes no
desenvolvimento dos conteúdos. Por falar em conteúdo, a obra constará de seis
capítulos a saber: Capítulo Primeiro - Origens Históricas; Capítulo Segundo - Estrutura
Administrativa e Política; Capítulo Terceiro - Economia e Trabalho; Capítulo
Quarto - Cotidiano e Cultura; Capítulo Quinto - Educação e Religião e Capítulo
Sexto - Patrimônio Histórico e Cultural. Um aviso: este é apenas um livro e,
por ser didático e destinar-se ao público específico do Ensino Fundamental II,
tem suas limitações de conteúdo e espaço. Temos consciência de que muito da
nossa história não foi contemplado por estes motivos. Portanto, aos professores
deve servir, antes de tudo como mais um recurso para suas aulas, como ponto de
partida para a descoberta e construção de outras histórias. Por fim,
agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma para que chegássemos ao
intento pretendido e podermos dizer que finalmente Camocim tem seu livro
didático.
Parabenizo o grande amigo e historiador que temos pelo inédito trabalho, dizendo que o uso do livro didático sobre a História Local em Camocim, fará com que a Educação do município dê um salto de qualidade, sobretudo no ensino de História. Pois, além de ser um instrumento facilitador para o professor ministrar as aulas de História, poderá também servir de motivação para o aluno tomar gosto pela disciplina. Reitero meus votos de consideração e reconhecimento aos grandes benfeitores da Educação, Carlos Augusto e Gleiciane Freitas!
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