O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

sábado, 30 de janeiro de 2016

OS CARNAVAIS DE OUTRORA EM CAMOCIM - PARTE I

Bailarinas do Carnaval de Camocim. 1925. Fonte: O Malho. RJ.


Neste "sábado magro", a expectativa de mais um período momino mexe com as pessoas. Os historiadores não passam ao largo desta festa da carne. Revirando o baú, encontramos alguns flashes que irão alimentar as postagens do blog até o "sábado gordo" chegar. Afinal de contas, historiador também curte uma bagunça e aproveita para estudá-la também. 
Hoje mostraremos como um sexteto de moças da década de 1920 se vestiram para brincar no reinado de Momo. Se na linguagem de hoje, "causar", principalmente no carnaval é colocar quase nenhuma roupa, na legenda da foto acima o verbo já era usado quase neste sentido: "Grupo de bailarinas que muita alegria causaram em Camocim, no Ceará, durante o último Carnaval".
Com certeza, àquelas bailarinas não estão mais vivas, mas, fica o desafio para os mais idosos identificarem nossas folionas que ganharam as páginas da revista carioca O Malho naquele ano de 1925.

Fonte: Revista O Malho,edição 1183, p.39. Rio de Janeiro, RJ.







Nenhum comentário:

Postar um comentário