sábado, 3 de março de 2018

ESCRITORES DE CAMOCIM - FRANCISCO OLIVAR (VAVÁ)

Francisco Olivar (Vavá). 2017. Fonte: facebook
Está entre nós, curtindo nossas belezas e a família, o livreiro e escritor Francisco Olivar, nosso conhecidíssimo Vavá. E o motivo é mais do que justo, Vavá completou nessa semana sessenta anos (60). Pois é, Vavá entrou para o rol dos sexagenários, boa parte de sua vida em meio a livros e dedicada à venda deles, faltando pouco para completar 40 anos de presença diária na saída do Metrô da Carioca, Rio de Janeiro, vendendo livros a preços módicos e os distribuindo à mão cheias.
Vavá está aniversariando, mas, quem ganha presentes são seus amigos, eu incluso, com títulos quase sempre esgotados, relíquias verdadeiras, escolhidos por ele, por conhecer nossos gostos literários. 
De tanto lidar com livros e estudar a fundo a obra de Monteiro Lobato, sendo um dos maiores conhecedores no país, Vavá também escreveu o seu livro infantil, Risadinha, o menino que não ganhava presente, em 1998, bem recepcionado na época pela crítica especializada.
Por outro lado, ir à banca do Vavá é entrar em contato com pessoas comuns, estudantes e literatos, desde os desconhecidos aos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras. Precursor da feira do Metrô, desde os anos 2000, Vavá, trabalhou em algumas livrarias cariocas já extintas, o que lhe levou a circular com seu próprio material e se estabelecer, vendendo cerca de 500 livros por dia, a preço de R$ 2,00.
O grande sonho de Vavá é que um dia Camocim tenha um museu, para que ele possa doar seu acervo de fotos e objetos que coleciona sobre nossa história ao longo dos anos.
Parabéns Vavá... Volte mais vezes à sua terra querida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário