terça-feira, 13 de março de 2018

LIVRO DIDÁTICO DA HISTÓRIA DE CAMOCIM SERÁ LANÇADO NA III NOITE EDITORIAL DO CURSO DE HISTÓRIA DA UVA

Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) promoverá na quinta-feira, 15 de março de 2018, a III Noite Editorial, com lançamento dos livros “Nas Trilhas do Sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará. (Vol. 4)”; “Historiando Camocim” e “A Nostalgia dos Apitos”. O evento, aberto ao público, terá início às 19h, no Auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus do Junco. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico eventos.uvanet.br .
De acordo com os professores Carlos Augusto Pereira dos Santos e Edvanir Silveira, coordenadores do evento, o objetivo é “divulgar a produção historiográfica do Curso de História da UVA e instituições parceiras”. Ainda, de acordo com a Professora Edvanir, o evento “é uma expressão da contribuição da UVA para a formação de profissionais da Educação, bem como para a historiografia cearense”, explica.
>Nas Trilhas do Sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará(Edições UVA - SertãoCult)
Quarto volume de uma coletânea de artigos sobre História do Ceará, iniciada em 2014, a edição anual, custeada pelos autores, é resultado do trabalho consistente de historiadores – professores e egressos da UVA – contendo treze artigos sobre gênero, identidades, memórias, movimentos sociais, imprensa, arquivo, partidos políticos e ensino de História, do período Colonial ao Republicano. A publicação tem como organizadores a Professora do Curso de História da UVA, Edvanir Maia da Silveira – que também fará a apresentação –, e o Professor Raimundo Alves de Araújo, egresso da UVA e doutorando pela URCA e UFF. O livro está à venda nas Edições UVA, por R$30,00.
>Historiando Camocim (Edições UVA/ Global Gráfica)
Livro didático, adotado na Rede Pública de Ensino Municipal de Camocim, a publicação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação daquele município. Com seis capítulos, é destinada a estudantes do Ensino Fundamental II, tendo como autor o Professor do Curso de História da UVA, Carlos Augusto Pereira dos Santos, e a Professora Gleiciane Freitas, egressa da UVA, atualmente mestranda em História pela UECE. O livro será apresentado pela Professora Maria Antônia Veiga Adrião(História/UVA).
>A Nostalgia dos Apitos (Edições UVA/ Global Gráfica)
Coletânea de textos de autoria do Professor Carlos Augusto Pereira dos Santos, tratam das memórias e das histórias do passado ferroviário da cidade de Camocim-CE, após 40 anos da partida do último trem daquela cidade (1977-2017). O autor busca captar em documentos, iconografia, teses acadêmicas, crônicas e poemas de outros autores, memorialistas e historiadores, a nostalgia dos apitos – de trens e de navios, que demarcava uma “paisagem sonora” da cidade de Camocim. A obra traz, ainda, várias postagens sobre a Estrada de Ferro de Sobral, publicadas no blog do autor, Camocim Pote de Histórias. A publicação teve patrocínio da Prefeitura Municipal de Camocim e será apresentada pelo Professor Francisco Dênis Melo (História/UVA). À venda nas Edições UVA, por R$15,00.

Fonte: http://www.uvanet.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário