domingo, 16 de agosto de 2020

AS PROFISSÕES DOS POLÍTICOS DE CAMOCIM NO SÉCULO XIX


A política sempre foi expressão do poder. Contudo, nem sempre ela foi exercida como algo ligada à profissão de uma pessoa. Atualmente há quem faça disso seu principal ganha pão, honesta ou desonestamente. Isso não quer dizer também que, desde sempre, alguém não a usasse como fonte de desvios e desmandos do dinheiro público. Mas, tirando de lado o aspecto corruptor e corruptivo que o poder político pode levar, os cidadãos de antanho (refiro-me aos nossos eleitores do fim do século XIX e início do XX) muitas vezes deixavam seus afazeres para dedicar alguns dias e horas à administração do município, gerando com isso, muitas desistências dos cargos e substituições de vereadores alegando seus compromissos com suas profissões, afinal de contas, eram elas que lhes davam o sustento familiar.

Nesta época os vereadores não eram remunerados e somente 19 anos depois de ser criado o município, a Câmara Municipal de Camocim votou uma lei criando uma gratificação para o Intendente Municipal que era escolhido entre os vereadores (Lei Municipal 462 de 12 de setembro de 1898), no valor de seiscentos mil réis (600$000) anuais.

Deste modo, a relação dos eleitores do Município de Camocim nos informa a profissão de vários destes políticos que exerceram a Intendência ou o mandato de vereador, como por exemplo: Diogo José de Souza (Negociante); Antonio Sampaio Torres (Criador); Joaquim Ignacio Pessôa (Proprietário), Francisco Freire Napoleão (Proprietário);  Laurentino Carlos Monteiro (Artista); Severiano José de Carvalho (Negociante); Serafim Manoel de Freitas (Empregado Público); Manoel Romão Sueiro (Proprietário); Zeferino Ferreira de Véras (Negociante), dentre outros.  Este último, patriarca da família Veras, exerceu várias vezes o mandato de vereador e intendente, iniciando a presença da família na política local, até hoje presente. No alistamento de 1898, tinha o título de nº 186, 63 anos, casado, eleitor do 2º quarteirão da localidade de Burithy.


Fonte: Alistamento dos Eleitores do Município de Camocim para as eleições Estadual e Municipal procedido em 10 de abril de 1898. Fonte:https://portal.ceara.pro.br


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário