sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O CENTENÁRIO DA BANDA LYRA CAMOCINENSE


Hoje, 07 de agosto de 2020, a Banda Lyra Camocinense completa seu Primeiro Centenário. Seu fundador foi o Maestro Luís Joaquim de Moraes que chegando em Camocim em abril de 1920. Logo que chegou, começou a ensinar música a alguns meninos da cidade. Num livro de memórias publicado em 1925, o próprio maestro narra como se deu a fundação da banda:
"Achando-se Camocim sem uma banda de música resolvi ensinar meninos, o que comecei a por em pratica no mez de abril de 1920. No dia 7 de agosto daquele mesmo anno consegui inaugurar uma nova banda de musica sob denominação de LYRA CAMOCINENSE com o numero de 13 músicos, sendo 2 antigos e 11 novos, ensinados por mim, a custo de muito sacrifício"
Neste mesmo livro o maestro informa que a Banda LYRA CAMOCINENSE tocou na festa em homenagem ao aviador Pinto Martins em 1922, quando o mesmo passou por Camocim durante o voo pioneiro New York-Rio de Janeiro. Na ocasião foi executada a "Valsa Camocinense", composta por Raimundo Nonato de Araújo (Mundico) pela Banda Lyra Camocinense, na aludida festa, sob a batuta do maestro Luís de Moraes.
Nestes 100 anos de história, a banda teve muitas formações e foi comandada por vários maestros, como Antonio Basílio, Antonio Pereira da Silva (o Mestre Cazumbim), dentre outros, além de ter formado centenas de jovens músicos, se constituindo num dos patrimônios imateriais mais antigos e duradouros do município. A Banda Lyra Camocinense até meses atrás era regida pelo Maestro Miguel Arcanjo, que por motivo da legislação eleitoral se descompatibilizou da função.
Parabéns a todos os músicos que fizeram e fazem parte da BANDA LYRA CAMOCINENSE.

Fonte: MORAES, Luís. Resumo histórico da vida de Luís de Moraes desde sua chegada a cidade de Camocim. 1907-1924. Typ. Correio da Semana. Sobral-CE. 1925, p. 7.
Foto: Banda Lyra Camocinense. Camocim-CE. 2012. Arquivo: Camocim Online.

2 comentários: