O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

sábado, 5 de novembro de 2011

UM BENEDITINO CAMOCINENSE NA 1ª GUERRA MUNDIAL

O blog hoje traz uma pequena biografia de mais um camocinense que "ganhou" o mundo. Essa postagem é no sentido de mostrar para a juventude camocinense, tão carente de exemplos, uma trajetória de um conterrâneo do passado. Confira:

Leandro (Caio) Menescal Marques de Sousa foi religioso, educador, capelão da Esquadra brasileira na primeira guerra mundial, reitor do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro).Leandro Menescal Marques de Sousa - Benedictino—Nasceu em Camocim a 21 de Maio de 1888, sendo seus paes o Engenheiro Francisco Marques de Souza, Fluminense, e D.a Anna Petronilla Menescal M. de Souza, Cearense, da villa da Palma. Caio foi seu nome de baptismo. Alumno dos Padres Benedictinos do Quixadá, seguiu para Roma, onde fez os estudos ecclesiasticos, e ordenou-se no Rio de Janeiro a 16 de Agosto de 1912. Cantou sua 1.a missa na festividade de S. Joaquim (18 de agosto) com as assistência pontifical do Archi-Abbade Dom Geraldo van Caloen. 

Foto: Mosteiro de São Bento: Rio de Janeiro. Disponível em: flickr.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário