quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

HAROLDO CARVALHO DE OLIVEIRA - EX-VEREADOR DE CAMOCIM.

Haroldo Carvalho de Oliveira. 2008. Fonte: A Casa do Povo.
Faleceu em Fortaleza, no último dia 02 de janeiro de 2016 o Sr. Haroldo Carvalho de Oliveira  (1941-2016), conhecido como Haroldo Rufino, neto de Pedro Teixeira de Oliveira (Pedro Rufino), um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro em Camocim. Além das profissões de motorista e comerciante, o Sr. Haroldo exerceu mandato de vereador entre os anos 1971 e 1972, eleito com 394 votos pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Com a abertura política e fim da ditadura civil-militar foi candidato à prefeito de Camocim nas eleições de 1988 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) mantendo a tradição política da sua família, obtendo 153 votos e tendo como candidato à vice-prefeito José Dager Pereira dos Santos. O seu sepultamento ocorreu no dia 03 de janeiro de 2016 no Cemitério São José com a presença de familiares, amigos, políticos e população em geral. Em 2008 concedeu entrevista para o projeto editorial que redundou na publicação do livro A Casa do Povo, a qual transcrevemos abaixo:

Nome Completo (apelido): Haroldo Carvalho de Oliveira.
Filiação: Valdemar Pinto Carvalho e Guiomar Cordeiro de Oliveira.
Naturalidade: Camocim-CE.
Data de Nascimento: 02/04/1941.
Escolaridade: Ginásio.
Profissão: Motorista.
Mandatos: 01.
Períodos: 1971 a 1972
Partidos: ARENA.
Qual sua ocupação atual:
Aposentado e Motorista.
Qual seu político de referência?
Não houve um político de referência, se candidatou por indicação de amigos.
Se pudesse realizar uma obra ou projeto para Camocim, qual seria?
Um projeto voltado para a agricultura, com um apoio específico e local adequado. Construção de uma Escola Profissionalizante.
Qual foi sua motivação para entrar na política?Nenhuma motivação. Somente depois da Anistia e a influência de seu avô Pedro Teixeira de Oliveira é que passou a gostar de política..
Observações:
Neste período os vereadores não tinham autonomia para realizar projetos e todas as decisões e “louros” cabiam ao Prefeito. O Prefeito do referido período foi o Sr. José Maria Primo de Carvalho. Entrevista cedida pelo próprio em seu comércio na tarde do dia 02 de abril de 2008.

Fonte: Livro A Casa do Povo/TRE-CE,

3 comentários:

  1. Senti muito a partida de Haroldo. Não apenas por ser parente, sendo ele filho de Guiomar Rufino, prima de minha mãe. Mas tenho boas lembranças dele desde eu ainda menino até ficar rapaz morando na Fazendinha. Pois era lá em casa seu ponto de apoio em véspera de eleição. Ele chegava em seu caminhão amarelo, dormia e de manhã cedo conduzia todo o eleitorado da região para votarem em Amarelas. O carro era grande e a população menor que hoje, numa só carrada levava todo mundo. Detalhe: Sendo o transporte de eleitores por conta da Justiça, iam juntos no mesmo carro, os "Fundo Mole" e os "Cara Preta". Era um amigão da família e sempre teve atenção ao povo lá de casa. Saudades!

    ResponderExcluir