quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ERNESTO GURGEL VALENTE. (X SETEMBRO CAMOCIM. 2020. Nº.5)

 

Ernesto Gurgel Valente. Cartaz da campanha politica de à Câmara Federal de 1974.
Fonte: aracatiemfoco.com

Das minhas lembranças das eleições de outrora,  o cartaz acima é uma das primeiras que fixei na memória. Trata-se do aracatiense Ernesto Gurgel Valente(1913-2002), candidato à Deputado Federal em 1974, que tinha tinha como slogan "O homem do caju e da castanha", ou algo parecido. Em Camocim, foi apoiado pelo líder político Murilo Rocha Aguiar que, àquela época, encontrava-se cassado pelo regime militar.

A campanha política em Camocim, como sempre, mostrava o acirramento dos grupos em disputa, apesar dos mesmos estarem no partido do governo - a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), o que demonstrava uma certa contradição, pois, o grupo liderado por Murilo Aguiar concorria no partido do governo que caçara seus direitos políticos.

Apresentados os candidatos, a família Veras/Coelho apoiou para Deputado Federal Francisco Humberto Bezerra e Deputado Estadual Francisco Fonseca Coelho. Já a família Aguiar trabalhou para a eleição de Ernesto Gurgel Valente (Deputado Federal) e o camocinense Coronel Libório Gomes da Silva (Deputado Estadual).

Aberta as urnas, os votos confirmaram a disputa acirrada. Para Deputado Federal, os então chamados "Fundo Moles" venceram por uma diferença de 183 votos (Humberto Bezerra 3.227 e Ernesto Gurgel Valente 3.044). Para deputado estadual, cujos números, teoricamente serviriam de um parâmetro mais aproximado para as eleições para prefeito dois anos depois, os "Cara Pretas" venceram com uma margem de 383 votos. (Cel. Libório obteve 3.640 votos contra 3.057 de Fonseca Coelho).

No entanto, na eleição seguinte para prefeito, a teoria não prevaleceu e os "Fundo Moles" venceram com Edilson Veras Coelho. Mas, essa é outra história!


Fontes:

aracatiemfoco.com

apps.tre.ce.jus.br


Um comentário:

  1. Prof. Carlos Augusto, excelente blog sobre a história de Camocim. Escrevo por aqui porque não encontrei uma forma de contatá-lo. O meu bisavô Vicente Bezerra de Andrade teria nascido na cidade e eu gostaria de saber mais sobre ele e sua família. Busco alguém que conheça a genealogia camocinense. Por gentileza, o senhor poderia me contatar por e-mail (arthurandrade.jur@gmail.com)? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir