O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

III SC 04 - O VEREADOR SALINEIRO DE CAMOCIM

Câmara Municipal. Foto:camocimimparcial.blogspot.com

Com a profissionalização da política atualmente, fica até difícil imaginar um vereador vindo do povo, trabalhador das salinas, sem receber salários para comparecer às sessões e ainda ter que justificar suas faltas às mesmas. Pois  isto já aconteceu num tempo em que a Câmara Municipal de Camocim era composta por homens (e até uma mulher!) que, apesar de seus interesses próprios e convicções políticas partidárias, tinham alguma ideia do que era a noção de representar a população junto ao poder legislativo. A Sessão Ordinária de 17 de maio de 1963 nos dá bem um retrato de como era exercido os mandatos há cinquenta anos atrás. Abaixo transcrevemos um trecho da mesma em que o então vereador Luiz Damião de Oliveira (ainda vivo entre nós) demonstra a simplicidade do exercício do mandato, um simples salineiro, que posteriormente foi uma liderança dos portuários, envolvido na faina cotidiana do seu trabalho para prover a família e ainda tendo obrigações junto à Câmara. Leiamos?


14ª Sessão Ordinária –5ª Legislatura, 1º Período Legislativo. 17 de Maio de 1963.

(...)

Em seguida foi lido pelo Snr. Vereador Luiz Damião de Oliveira o Projeto de Lei Nº 5/63, de 10/5/63, de sua autoria, que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal criar tornando feriado municipal todos os dias santificados, reconhecidos e respeitados pela Igreja Católica Apostólica Romana desta cidade”. Continuando justificou as suas faltas de comparecimento às sessões, isto,verificou-se quando o mesmo está trabalhando nas salinas em carregamento de vapores e não haver na ocasião das sessões transportes para tal fim.

Para termos um panorama da composição da Câmara naquela legislatura segue abaixo a relação:

1963Presidente – Amanajás Passos de Araújo

1964/1965Presidente – Antonio Marques de Almeida

1966Presidente – Luis Lopes Viana



VEREADORES:



Carlos Alberto Nóbrega

Gregório Francisco Alexandrino

João Oldernes Fiúza Lima

Luis Damião de Oliveira

Maria Carmelita Veras de Paula

Mauricio Lacerda Rêgo

Otavio de Santana

Raimundo Ferreira de Albuquerque

(Suplente) Joaquim Pereira de Brito

(Suplente) Valdemar Bessa

Prefeito: João Batista Aguiar

Vice: Setembrino Véras.

Fonte: Livro de Atas. Arquivo da Câmara Municipal de Camocim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário