Rua Santos Dumont. Camocim-CE. Fonte: googlemaps |
A Rua Santos Dumont em Camocim, talvez seja a que tenha tido mais codinomes em toda sua extensão e história. Isso é muito interessante pois mostra que uma rua é viva e tem íntima relação com seus moradores e com os outros habitantes da cidade, conferindo-lhes uma certa identidade. Caso típico é esta rua que vamos comentar. Antes de receber o nome do "Pai da Aviação", era batizada de Rua da Aurora, como nos lembra o saudoso memorialista Artur Queirós: “... assistimos da calçada de nosso avô Joaquim Carneiro, à rua
da Aurora, hoje trecho da rua Santos Dumont, ao insolente e tétrico
fogaréu”. (Fonte: SPORT CLUB, In: QUEIRÓS, Artur. Recordações camocinenses e outras memórias. 2ª
edição. Fortaleza: RBS Gráfica, 2003, p.40).
Talvez por chamar-se Aurora, o referido trecho também ficou imortalizado como "Rua do Sol", denominação que até hoje é chamada romanticamente pelos mais velhos.
Seguindo na direção sul-norte temos o Apertada-hora, no cruzamento
das Ruas Boa Vista (atual D.Pedro II) com Marechal Floriano. Mais uma vez Artur Queirós nos socorre na descrição: “Local
macabro e desabitado, temido por causa das assombrações comentadas.
Por ali apenas se passava de dia e, mesmo assim, arredio e
desconfiado, com as pernas de sobreaviso para eventual carreira. Á
noite, nem pensar. Era necessário um longo contorno por outras ruas,
para se evitar o ‘Apertada-hora’,rumo ao centro”. (Fonte:
LOBISOMENS E VISAGENS.In: QUEIRÓS, Artur.
Recordações camocinenses e outras memórias. 2ª
edição. Fortaleza: RBS Gráfica, 2003, p.47-8).
Seguindo mais à frente, tínhamos a Rua do Macêdo, trecho de casas usadas por prostitutas no trecho que fica imediatamente atrás da Igreja de São Pedro. E a sua rua, tem outros nomes e codinomes?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA minha rua, antes de ser Perimetral, quando ainda era só um beco de areia, era chamada de "Meia-légua" por ser uma rua muito extensa. E ainda hoje continua sendo a rua mais extensa de Camocim, começando na margem do Rio Coreaú (Pantanal) estendendo-se até a represa do Lago Seco, na Flamenga do Rosário.
Excluir