quinta-feira, 23 de junho de 2011

AS LOCOMOTIVAS DOS TRENS DE CAMOCIM

A sabedoria popular é muito encantadora. Traduz, muitas vezes, o incompreensível e o distante em algo inteligível, num poder de síntese de fazer inveja a muitos ensaios acadêmicos. Quando nossa região teve seu grande salto para o progresso com a construção da Estrada de Ferro de Sobral, as velhas Marias Fumaças (naquela época não tão velhas e já com com uma conotação popular dos maquinismos adquiridos diretamente da Filadélfia, Estados Unidos), eram sinônimos de novidade, velocidade e espanto que povoava o imaginário do povo da região. As locomotivas que passaram a circular rotineiramente pelo caminho de ferro eram três e tinham os nomes de "Sinimbu, Viriato de Medeiros e Rocha dias, "em homenagem respectivamente às pessoas do nobre Presidente do Conselho de Ministros, do ilustre representante do Ceará no Senado e o primeiro diretor da Estrada de Ferro de Sobral". Uma música popular de autoria desconhecida trazia o sentimento dos nossos antepasados diante dos "monstros de ferro". O blog "Camocim Pote de Histórias" recupera essa preciosidade para todos os internautas, certamente conhecida entre nossos antigos e bravos ex-ferroviários:

Tem a Estrada de Sobral

Três máquinas corredeiras

Rocha Dias e Sinimbu

E Viriato de Medeiros

Essas três locomotivas

Quando corre tudo arromba

Quem tiver no seu camim

Elas mata com a tromba.


Fonte: Acervo de Itamar de Oliveria Lima. In:”A Estrada de Ferro, “símbolo da modernidade” numa terra flagelada pela seca. André Sousa Furtado.

Foto: Como se vê, a foto é da época das "Marias Fumaças". Não dá para identificas, mas, com certeza é uma das três locomotivas acima descritas, em foto tirada na cidade do Ipu. Disponível em: http://opiniaoipugrande.blogspot.com/2010/10/nova-historia-do-ipu-encarte-do-jornal.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário