quinta-feira, 22 de setembro de 2016

VI SETEMBRO CAMOCIM - V. A FORMAÇÃO ROCHOSA DA LAGOA DAS PEDRAS. CAMOCIM

by Francisca Germanda Ferreira Barbosa
    Aluna do Curso de História. PARFOR/UVA/Camocim 

Se você pensa que no quesito belezas naturais, Camocim é apenas o detentor do maior litoral do Ceará com cerca de 62 km de praias paradisíacas, está enganado. Na localidade de Lagoa das Pedras, distrito de Amarelas, temos um sítio arqueológico com pinturas rupestres e formações rochosas conhecidas como "tanques", como mostra a matéria abaixo.



Formação rochosa "Tanque". Lagoa das Pedras, Amarelas. Camocim-CE. 2016.
Foto: Vanderlandia Araújo Teles.





As formações rochosas são elementos naturais, que aparecem na paisagem de diversos lugares com formas e tamanhos diferentes. 
Na localidade de Lagoa das Pedras encontra-se uma dessas rochas em formato de "tanque" que acumulam água nas quadras invernosas. Outras pedras compõem o cenário nos seus arredorres. 
Há relatos da população que na época de uma grande seca esse tanque secou, mas não se informou com veracidade o ano desse acontecimento. Quando seco, percebe-se que seu fundo é semelhante a um funil, forma esta que impede visualizarmos seu término.  
Segundo ainda estes relatos, populares usam este tanque quando cheio, para lazer, tomar banho, no abastecimento de água, lavagem de roupas, entre outras atividades. 
No entanto, o tanque e o sítio arqueológico da Lagoa das Pedras como um todo, é pouco conhecido e estudado. Cremos que, bem explorado, poderia ser utilizado como ponto turístico e histórico mostrando uma das riquezas naturais do nosso município e uma referências dos nossos antepassados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário