terça-feira, 27 de setembro de 2016

VI SETEMBRO CAMOCIM - XI. ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO BOA ESPERANCA.

Uma das formas do homem viver em sociedade é organizar-se em grupos de pessoas com um determinado objetivo. Deste modo, é imenso o leque que a sociedade dita civil se congrega em torno de associações com as mais diversas finalidades, sejam elas, filantrópicas, sociais, religiosas, políticas, dentre outras. Nesta matéria trazemos o exemplo da Associação do Bairro Boa Esperança e sua atuação junto à população daquela comunidade.

by Joselina Fontenele dos Santos
Aluna do Curso de História PARFOR/UVA/Camocim

Sede da Associação do Bairro Boa Esperança. Camocim-CE.
Foto: Acervo da Associação.


             A Associação do Bairro Boa Esperança em Camocim-CE, foi fundada no dia 22 de setembro de 2002 e a sua primeira diretoria foi eleita com 14 membros,  tendo como primeiro presidente o Sr. Manoel  de Carvalho. Tendo sido regularizada, a referida associação recebeu como doação um terreno do prefeito da época o atual deputado Sérgio  Aguiar, localizado na Rua Central nº 1010, bairro Boa Esperança onde a mesma construiu um Núcleo de Apoio para Crianças e Adolescentes  através do programa Sua Nota Vale Dinheiro do Governo do Estado. Neste local fica também a sede da associação.   De acordo com seu estatuto a eleição para renovação da diretoria acontece de dois em dois anos. Atualmente o presidente e o Sr. Aderaldo Lima e temos 192 associados e o núcleo da criança  atende 150 crianças e adolescentes com vários cursos e oficinas. No núcleo de apoio funciona atualmente um Telecentro Comunitário com 10 computadores ligados à internet gratuita para as crianças e toa a comunidade, um projeto em parceria com o Ministério das Comunicações. No local  também é oferecido vários cursos e atividades culturais como danças de rua e a quadrilha junina Saber Viver. As atividades, contudo, não param por aí, à noite temos cinema para os adolescentes e a Dança de Zumba para as mães.
Crianças e adolescentes atendidos pela Associação do Bairro Boa Esperança
Foto: Acervo da Associação.
A Associação do Bairro Boa Esperança desenvolve também Há muito tempo uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação com uma turma de crianças com um reforço escolar atendendo 30 crianças.  As reuniões da associação são sempre nos últimos sábados de cada mês às 19 horas.  Comemora-se também as datas comemorativas do ano e para um bom andamento dos trabalho temos uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania  e com os órgãos do município como Conselho Tutelar, CREAS, CRAS e Ministério Público.
Este é um belo exemplo que poderia ser copiado por outros bairros e localidades de nosso município.   

2 comentários: