O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

domingo, 30 de outubro de 2016

CAMOCIM NOS LIVROS I - MEMORIAL HISTÓRICO DA CIDADE DE CAMOCIM

Almanaque Laemmert. 1911-1912
O Memorial Histórico da Cidade de Camocim, escrito por Antonio Filadelfo Pessoa em 1908, sem dúvida foi a primeira obra sobre nosso município. Dela só temos a notícia e o registro feito nos almanaques. A referida obra foi uma espécie de "representação official do municipio na Exposição Nacional d'aquelle anno, tendo sido profusamente pelos municipes. Foi o unico trabalho no genero que se fez no Estado". Portanto, é possível que esta obra tenha sobrevivido ao tempo nalguma biblioteca das famílias antigas da cidade ou num baú de raridades de alguém. A obra foi publicada pela Câmara Municipal de Camocim que neste mesmo ano publicou o seu Código de Posturas que continha 245 artigos. Registrou-se ainda que o referido "Memorial" foi também em comemoração ao Primeiro Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional e que o mesmo foi rodado nas oficinas da Tipografia Minerva.
Como podemos perceber, a Câmara Municipal tem uma tradição na publicação de obras e que bem poderia ter um Projeto Editorial permanente.

Fonte: Almanak Laemmert, in:http://memoria.bn.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário