O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CAMOCIM E O NOME DO SEU RIO

Trecho do Rio Coreaú. Camocim, Fonte:br.worldmapz.com
Várias postagens já foram publicadas neste blog evidenciando a nomenclatura do nosso rio, braço do Oceano Atlântico que nos comunica com o mundo exterior. Contudo, quanto mais pesquisamos encontramos denominações diferentes. Baseado nos escritos e mapas antigos já o chamamos de Comecy, Camocy, Camocim, Rio da Cruz, Curyhau, Croahú. Dizem que os índios que habitavam suas margens o chamavam de Croahiú, até chegarmos no nome atual de Coreaú.
Outra denominação, no entanto, diversa das demais acima elencadas encontramos na obra "Vocabulario Indigena em uso na Provincia do Ceará", por Paulino Nogueira, publicado na Revista do Instituto do Ceará - 1887. Diz-nos o referido autor que C. Mendes, em sua obra Memorias, tomo 2, à página 459 em nota acrescentada, diz que o nosso acidente geográfico mais importante já se chamou rio de S. Cruz de S. Francisco. Como se pode perceber, as denominações refletem a disputa da colonização da região, tendo-se vocábulos oriundos do idioma holandês, tupi e português. Rio da Santa Cruz de São Francisco, provavelmente foi dado por um católico português mais ardoroso.  




Fonte:http://portal.ceara.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33021&catid=433&Itemid=101

Nenhum comentário:

Postar um comentário