O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

QUEM QUER COMPRAR UMA FAZENDA EM BARROQUINHA?


Transações imobiliárias do tempo em que Barroquinha era distrito de Camocim.

Com a azáfama do dia a dia, quem pode, sempre quer ter um lugar para repousar, na praia ou no campo. Por outro lado, a exploração de uma área rural foi sempre um negócio rentável e ao mesmo tempo de alto risco. Nessa reportagem do jornal sobralense "Correio da Semana" (23 de outubro de 1942, p. 4-5) temos um anúncio de venda de uma propriedade. Cabe ao leitor, além de identificar reminiscências de seu passado e da cidade e se o négocio era de "ocasião", ou uma tremenda "roubada".

Transcrição do anúncio.

"AOS SRS. CRIADORES
VENDE-SE uma vasta propriedade denominada "Fazenda Barroquinha", situada no Distrito do mesmo nome, município de Camocim, neste Estado.
O imovel mede mil e oitenta (1.080) braças de frente com fundos de uma legua, possuido uma casa de telhas de boa construção, um sitio com 100 pés de coqueiros, mangueiras e laranjeiras, cercados de madeira, currais, agua em abundancia (reservatorio natural), muito proprio para salvação da pecuaria nos anos de crise climatica.
Terras especializadas para a cultura de mandioca, produzindo tambem milho, feijão e outros cereais.
A tratar com Edmundo Moreira - á Rua 24 de Maio ou na "CASA COELHO" - CAMOCIM-CEARÁ".
Foto: Correio da Semana. Arquivo NEDHIS - Curso de História da UVA. Sobral-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário