O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

domingo, 28 de agosto de 2011

DE OLHO NA RUA - BAIRRO BOA ESPERANÇA


Duas imagens permanecem vivas em minha mente sobre o espaço e os limites que hoje se constitui o Bairro Boa Esperança: o campo de futebol Catingueira, onde hoje se encontra erguido o "Colégio Novo" e o São Braz, terreno que posteriormente foi construído o Hospital São Francisco. No primeiro lugar, meu pai uma vez me levou para assitir uma partida de futebol (Ah! as recordações domingueiras). No segundo, final dos anos 1970, diariamente meu pai me mandava deixar um vaca para pastar no São Braz. Pois é, já fui vaqueiro de uma vaca só. Com o crescimento da cidade, a urbanização atingiu a parte oeste, onde o Bairro da Boa Esperança pontifica como um dos maiores bairros da cidade, senão o maior em termos populacionais. A origem se deu com a doação do terreno pelo então político e militar Coronel Libório Gomes da Silva às Irmãs Capuchinhas de Camocim que lotearam o terreno, cuja renda se reverteu para o soerguimento do Instituto São José. Em 1991, a Câmara Municipal de Camocim oficializou a denominação, conforme Oficio Nº 044/91 de 9 de dezembro de 1991, transcrito abaixo:
"Senhor Prefeito. Encaminho a V. Sa., o Projeto de Lei Nº 03/91, oriundo do Sr. Vereador Araújo Brito, que denomina de "Boa Esperança", o bairro situado entre a "Perimetral, ao Norte, "São Braz", ao Sul, "3 de Outubro", a leste e "Antonio Magalhães" a Oeste. Referido Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária realizada nesta Câmara, no dia 06 de Dezembro do corrente. Nesta oportunidde, reitero a V. Sa, meus protestos de elevada consideração e apreço. Saudações.
Luciano Trévia
Presidente".


OBS: Há um erro com relação aos pontos limites norte e sul, que na verdade, estão trocados. A Rua Perimetral fica ao Sul e a antiga Rua 3 de Outubro ao Norte.

Fonte: Câmara Municipal de Camocim.


Foto:
Rua Niterói. Bairro Boa Esperança. www.noticiasdagranja.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário