O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

OS CANDIDATOS DO PSD EM CAMOCIM - EM 1934


Recentemente o noticiário político do país alimentou as discussões em torno do surgimento de um novo (não tão novo, já que se advoga á tradição da sigla) partido político, o PSD - Partido Social Democrático, agora refundado pelo atual Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O PSD já fez história no país abrigando nomes como de Juscelino Kubitscheck, arquirival da UDN - União Democrática Nacional. Composto de descontentes do PSDB e no sentido de dar uma sobrevida ao DEM, Kassab saiu-se com uma solução salomônica para explicar o surgimento da nova sigla - não é um partido nem de direita, nem de esquerda, pretende ser oposição, mas apoiará o Governo quando lhe convier. Recuperando a história, no início da Ditadura Vargas, o PSD, assim como agora, pelo menos no Ceará, está se configurando como um partido auxiliar dos interesses do Governo para abrigar suas lideranças, muitas vezes de diferentes matizes, mas como os mesmos objetivos - permancer no poder. O blog recupera uma matéria paga no jornal "O Povo" de outubro de 1934, onde se relaciona os candidatos à Câmara Federal e à Constituinte Estadual, contendo alguns nomes atrelados à política local. Referimo-nos à Gentil Barreira, advogado, que foi Prefeito Interventor, residente em Camocim, que em sua gestão construiu o antigo prédio da Prefeitura, Os Correios e o Mercado Público, além de José Carlos Veras, comerciante, para a Constituinte Estadual. Quem agora levantará a bandeira do PSD em Camocim? Lembrando que o mesmo partido já teve candidato à prefeito em Camocim, Murilo Aguiar Filho, nas eleições de 1996.

Fonte: Jornal "O Povo". Biblioteca Menezes Pimentel

3 comentários:

  1. Só pra somar à sua informação, José Carlos Veras foi um importante politico e comerciante camocinense na primeira metade do seculo XX. Exerceu os cargos de presidente da camara e também prefeito, ocupando o lugar de seu pai, Thomaz Zeferino Veras. No comercio, esteve à frente de importantes firmas na epoca de ouro do comercio camocinense, primeiro veras e Cia depois sucedendo-a Carlos Pessa e Cia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fábio, pelas informações... Conitnue acessando e comentando.

    ResponderExcluir