O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

NO OLHO DA RUA - GENERAL TIBÚRCIO



A pedido de amigos internautas inauguro uma nova sessão no blog "NO OLHO DA RUA", falando da nomenclatura das ruas de Camocim, antigas e atuais, no intuito de contextualizar o lugar onde moramos. Para começar, enfocaremos a "Rua General Tibúrcio", que virou, depois de uma troca de placas no final de 2004 em "Rua General Tibúrcio Cavalcante". Será o mesmo homenageado? Poderia até ser, como foram os casos da mudança de "Rua Marechal Floriano" para "Rua Marechal Floriano Peixoto", ou "Rua Marechal Deodoro" para "Rua Marechal Deodoro da Fonseca". No caso em tela não, visto que o cidadão homenageado inicialmente fora Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa (1837-1885), viçosense nascido em 11 de agosto de 1837. Herói da Guerra do Paraguai, General Tibúrcio é nome de praça em Viçosa e Fortaleza e em Camocim foi homenageado por essa condição de herói, juntamente com nome de ruas que lembram as batalhas daquela sangrenta guerra (Paissandu, Humaitá, Riachuelo, 24 de Maio). Já o outro Tibúrcio é Manuel Tibúrcio Cavalcanti, (1882-1939) grafado com "i" e não com "e" como está nas placas em Camocim, nasceu em Morada Nova e faleceu como coronel do Exército, em Curitiba, Paraná, quando dirigia a Rede Viação Paraná – Santa Catarina, Além de militar era formado em Engenharia e integrou a Comissão Rondon por12 anos, sob a Chefia do General Rondon. Foi nomeado prefeito de Fortaleza, no início dos anos 1930 e exerceu a Secretaria dos Negócios da Fazenda até 1934. Denunciamos o fato à Câmara Municipal, mas, parece que ficou no rol do esquecimento. Talvez algum dia alguém pegue um balde com tinta preta e corrija este erro.
Foto: Blog Camocim Online

Um comentário:

  1. Professor, gostaria que o senhor contextualizasse a famosa "Rua do Suvaco". Esse pedaço de rua ficava no final da rua Humaitá. Grato.

    ResponderExcluir