domingo, 17 de abril de 2011

O AVIADOR E O POETA - SAUDAÇÃO À PINTO MARTINS

A chegada de Pinto Martins a Camocim foi um espetáculo. Sobreviveu uma imagem da época que estou esperando que o nosso amigo Paulo José nos mande com sua apreciação como fonte histórica, já que o mesmo desenvolve atualmente uma monografia sobre nosso conterrâneo aviador. Voltando à frase inicial, comissões com a elite da cidade foram formadas para dar as boas vindas a Pinto Martins ainda a bordo do Sampaio Correia e à noite no "Sport Club", clube elegante da época. O Camocim -Jornal de 19 de dezembro de 1922 traz a cobertura do evento, narrando toda a estada dos aviadores em Camocim, assim como a poesia laudatória do poeta e jornalista Raul Rocha em forma de soneto em homenagem a Pinto Martins, que abaixo transcrevemos:

SAUDAÇÃO

O nosso Camocim prepara-se garboso
Para vos receber, festivo e delrante.
Cavatinando o mar seu hymno triunphante

Saúda-vos também - alegre e magestoso!

No firmamento o sol mostrou-se mais radioso,

A terra se tornou jardim mais odorante;
E a luz unida à flor, num halo deslumbrante;
Vos vem glorificar com o povo jubiloso!

Dos lábios virginaes harpejos de harmonia
Sahem rouxinoleando em doce orchestração
Vibrando a marselheza que n'alma psalmodia

Na augusta cathedral de nosso coração

Rimbalha festival o sino da alegria
Como se musicasse a nossa SAUDAÇÃO!


Foto: http://www.camocimturismo.com.br

Um comentário:

  1. - Olá...
    - tenho buscado opções de viagem ao litoral do Ceará em Camocim e Jericoacoara, contudo, tenho encontrado grandes dificuldades de localizar/buscar contato em pousadas/hotéis. Bem nessas buscas encontrei o seu site/blog e, gostaria que me ajudasse, desde já, agradeço imensamente o seu contato.
    Meu e-mail: dimarinhaaf@gmail.com
    Grata.
    Edmara.
    (Por favor, apague meu contato/comentário, obrigado)

    ResponderExcluir