O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CABOCLINHO FARIAS - O FERROVIÁRIO

João Farias de Sousa. mais conhecido como Caboclinho Farias, foi outro daqueles comunistas que não deixaram a "semente" fenecer. Sua profissão permitia que fizesse os contatos necessários para a articulação da militância em suas várias tarefas. De Camocim a Crateús, de Ipu a Fortaleza; onde os trilhos da ferrovia passavam. Caboclinho Farias tinha sempre um "camarada" com quem trocava informações. recebia instruções, entregava encomendas. O foguista Caboclinho era. portanto, um elo de ligação muito importante que procurava não deixar a chama apagar nas células do PCB na Zona Norte do Estado do Ceará.
Um dos fundadores do PCB em Camocim em 1927, rearticulou a militância comunista através da ANL - Aliança Nacional Libertadora. Nas eleições de 1947, com a redemocratização e legalização do PCB, lançou-se candidato a Deputado Estadual, sendo sufragado nas cidades por onde o trem passava. Não logrou êxito, mas serviu para o PCB marcar posição na cena política.
Na grande obra sobre a tortura no Brasil, que desencadeou o processo de abertura política no país, "Brasil Nunca Mais", é citado o depoimento de Caboclinho no capítulo referente às torturas psicológicas sofridas diante da família.

Fonte: Cidade Vermelha., UFC/2007
Foto: tovemdotudo.zipnet

Um comentário:

  1. Prof. Carlos Augusto parabéns pela homenagem que presta a Caboclinho Farias homem que se enquadra no grupo dos imprecindiveis de Bertold Brecht que lutam a vida toda defendendo com convicção as idéias socialistas.Caboclinho foi colega de meu pai na extinta RFFSA tive oportunidade de conhecer esse verdadeiro héroi do povo brasileiro.Um abraço!

    ResponderExcluir