O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

DE OLHO NA RUA - 24 DE MAIO


Se perguntarmos o motivo da denominação da Rua 24 de Maio, pouca gente saberá. A dúvida aumentará ainda, se indagarmos o porquê dessa data ser lembrada em outras cidades e capitais do Brasil. Pois é, 24 de Maio é a data da Batalha de Tuiuti ocorrida em 1866 às margens do lago de mesmo nome em território paraguaio, na famigerada e sangrenta Guerra do Paraguai. Feito essa explicação, é preciso dizer que há muito tempo atrás havia uma recomendação constitucional de que os municípios nomeassem suas ruas e logradouros com nomes de heróis e fatos da História do Brasil. Isso explica o porquê do nome de tantas ruas no Brasil inteiro com denonimações tipo: 24 de maio, Independência, Santos Dumont, Marechal Floriano, República, só para citar estes. Camocim seguiu à risca esse dispositivo, principalmente com relação às batalhas da Guerra do Paraguai: Humaitá, Paissandu e Riachuelo. Tenho a impressão que escolheram 24 de Maio por ser mais interessante aos ouvidos do que Tuiuti. Em Camocim, acho que é a maior rua da cidade, visto que atravessa a cidade de norte a sul e tem algumas particularidades como chamar-se antigamente Rua do Egito entre as ruas General Tibúrcio (nome verdadeiro) e Duque de Caxias. Este trecho de rua já foi imortalizado na pena do Prof. Avelar Santos e outros cronistas camocinenses em crônicas de jornal, visto que é exatamente este trecho que fica defronte ao antigo pátio de manobras do trem da extinta Estrada de Ferro de Sobral, e onde moravam grande parte dos ferroviários.

Foto: Batalha de Tuiuti. Fonte: Internet

Um comentário:

  1. Prof.Carlos Augusto passei parte de minha infância e adolescência morando na rua Humaitá e lembro que o trecho final era denominado Arraial Luiz de França.Sugiro que pesquise o por que da denominação arraial e quem foi Luiz de França.Fico grato.Um abraço!

    ResponderExcluir