Outro dia um site denominado "Adoro Viagem" publicou uma reportagem muito interessante mostrando nossas belezas, prometendo até o "desstress da alma". Pois bem, fui às fontes e recorri à memória de como nossa cidade foi escolhida ou recomendada para as pessoas para curarem seus males, face à nossa condição climática, situada às margens do Atlântico. Aqui, o grande pintor Raimundo Cela, que projetou o Ceará no mundo das artes plásticas, teve não somente os modelos vivos da natureza para compor suas telas, mas, o clima ideal e os banhos de mar para curar suas mazelas do aparelho respiratório. Durante as secas periódicas que assolaram o Ceará no século XX, levas de retirantes oriundos dos mais recônditos sertões cearenses, vinham para cá escapar da fome no nosso rio (pense nos corós daqueles tempos) e nos manguezais (idem caranguejos e siris). Muitos deles acabaram ficando por aqui e constituindo grandes famílias que hoje compõem nossa sociedade. Para finalizar, até na documentação comercial da firma Carvalho Mota & Irmão, de Granja, o gerente recomenda a um cliente a cidade de Camocim para sanar seu problema de saúde. Vejamos:
Granja, 16 de setembro de 1892.
Snrs Moreira & Saraiva.
Maranhão.
Amos & Snrs.
(...) Muito sentimos a noticia que nos deram dos graves encommodos de saúde de n/ particular e muito digno amigo o Snr Cardozo Pereira.
Soubemos hoje por tellegramma achar-se este em Fortaleza, um pouco melhorado, pelo que telegrafhamos lembrado o bom clima de Camocim onde há bons banhos de mar e suppomos que obterá uma franca e feliz convalescenças o que são os nossos votos.
Somos com particular estima.
De Vmces
Amos & Compa
Carvalho Motta & Irmão
(p. 19).
Foto: viajamos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário