O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

sábado, 14 de maio de 2011

CURE-SE COM OS BANHOS DE MAR DE CAMOCIM

Outro dia um site denominado "Adoro Viagem" publicou uma reportagem muito interessante mostrando nossas belezas, prometendo até o "desstress da alma". Pois bem, fui às fontes e recorri à memória de como nossa cidade foi escolhida ou recomendada para as pessoas para curarem seus males, face à nossa condição climática, situada às margens do Atlântico. Aqui, o grande pintor Raimundo Cela, que projetou o Ceará no mundo das artes plásticas, teve não somente os modelos vivos da natureza para compor suas telas, mas, o clima ideal e os banhos de mar para curar suas mazelas do aparelho respiratório. Durante as secas periódicas que assolaram o Ceará no século XX, levas de retirantes oriundos dos mais recônditos sertões cearenses, vinham para cá escapar da fome no nosso rio (pense nos corós daqueles tempos) e nos manguezais (idem caranguejos e siris). Muitos deles acabaram ficando por aqui e constituindo grandes famílias que hoje compõem nossa sociedade. Para finalizar, até na documentação comercial da firma Carvalho Mota & Irmão, de Granja, o gerente recomenda a um cliente a cidade de Camocim para sanar seu problema de saúde. Vejamos:

Granja, 16 de setembro de 1892.

Snrs Moreira & Saraiva.

Maranhão.

Amos & Snrs.

(...) Muito sentimos a noticia que nos deram dos graves encommodos de saúde de n/ particular e muito digno amigo o Snr Cardozo Pereira.

Soubemos hoje por tellegramma achar-se este em Fortaleza, um pouco melhorado, pelo que telegrafhamos lembrado o bom clima de Camocim onde há bons banhos de mar e suppomos que obterá uma franca e feliz convalescenças o que são os nossos votos.

Somos com particular estima.

De Vmces

Amos & Compa

Carvalho Motta & Irmão

(p. 19).

Foto: viajamos.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário