Apesar de administrativamente termos nos desligado do Municipio de Granja em 1879, no plano religioso, somente 25 anos depois é que foi criada a Paróquia de Camocim em 1904. Mesmo assim, a instituição católica ainda esteve anexada à de Granja até janeiro de 1906, quando a Portaria de 25 de janeiro a desanexou definitivamente. Para dirigir os destinos da paróquia camocinense foi designado o Pe. José Augusto da Silva. Acompanhemos as primeiras impressões do então padre ao chegar em Camocim:
"Somente aos 6 de fevereiro o mesmo anno me foi possível chegar a esta cidade de Camocim sendo muito bem recebido pelo povo. Apossei-me porém da Parochia no dia 10 de fevereiro por ser Domingo, lendo a provisão e portaria de nomeação por occasião da missa conventual"
Pe. J. Augusto da Silva.
Para quem gosta de datas, ei-las aí, transcritas do 1º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. 1904-1930.
Foto: Arquivo do blog.
Olá meu amigo...gostaria muito de saber da biografia do Monsenhor José Augusto da Silva. Estou fazendo uma atualização na Academia Camocinense de Ciências Artes e Letras - ACCAL com as biografias dos patronos. Estou encontrando dificuldades pois os dados são muito raros. Já consegui 21 biografia dos 40 patronos e o Monsenhor é um dos que está faltando. Um abraço.
ResponderExcluir