O Blog:

Amigos e conterrâneos camocinenses, a gente só dar o que tem. Quando pensamos editar um blog, este foi o pensamento: doar todo nosso esforço na construção de uma ferramenta como esta para a divulgação pura e simples da nossa história. Contudo, essa é uma oportunidade de todos participarem desta empreitada, seja comentando, sugerindo, corrigindo e, efetivamente, participando dessa grande viagem que a História nos proporciona. Que nosso "POTE" nunca encha e sacie a todos!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SC 23 - O CENTENÁRIO DO MUNICIPIO DE CAMOCIM

Na data que marca o aniversário da emancipação política do município de Camocim, reproduzinmos o que o Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães anotou no Terceiro Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes !962-1989 (p. 38), com destaque para a presença do Cardeal Dom Aluíso Lorscheider nas comemorações do Centenário de Camocim: 

MONSENHOR iNÁCIO INAUGURANDO A ANTIGA AGÊNCIA DO BANCO DO ESTADO DO CEARÁ - BEC.
"No dia 29 de Setembro de 1979 Camocim em peso celebrou com muito fausto e solenidade o centenário da creação do seu município. Para dar maior brilho e esplendor aos festejos comemorativos do Centenário, o Prefeito local Edilson Veras Coêlho teve a honra de convidar a Dom Aluísio Lorscheider que muito prontamente aceitou o convite. (...) veio Dom Aluísio, acompanhado pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom Timóteo, o Sr. Prefeito e Vigário para a Igreja Matriz, onde se realisou uma imponente sessão, que tinha por objetivo dar manifestações de boas vindas a Dom Aluísio, o primeiro cardeal que aportou a esta cidade. Nessa ocaisão usaram da palavra o Sr. Edilson em nome do município, o Sr Valmir Rocha, que representou a Paróquia de Camocim. Dom Aluísio agradeceu com profunda emoção as homenagens a ele oferecidas. Às 7 horas da noite todos os festejos atingiram o seu ponto culminante, ao lado do nascente da Prefeitura, que fica na Praça da Matriz, o Sr. Cardeal celebrou  o Santo Sacrifício da Missa sendo concelebrantes, Dom Timóteo Cordeiro e o Vigário Mons. Inácio Nogueira Magalhães. (...) Ás 8,30 a Irmã Pedrina, Diretora do Artesanato fez um convite para um lauto jantar... (...) No dia seguinte pela manhã mui cêdo, Dom Aluísio regressou à Fortaleza, deixando lembrança imorredoura pela sua presnça tão preciosa nesta cidade de Camocim.

FOTO: Camocimonline, com cessão do radialista Inácio Santos.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo grane trabalho em prol da construção da nossa memória. Camocim agradece!

    ResponderExcluir
  2. Obtigado Roberto. Continue sendo nosso leitor e, estamos abertos à sugestões e colaborações!!!!

    ResponderExcluir
  3. Se vocês não reconheceram; este rapaz ao lado todo elegante é o indefectível Paparuá.

    ResponderExcluir