sábado, 10 de setembro de 2011

SC 8 - AS LEIS DE TRÃNSITO EM CAMOCIM

De tanto ver os animais transitarem em nossa bela Camocim, de ser matéria de blogs e noticiários outros, disputando o espaço com os humanos, nada como dar uma bela olhada no passado, lá para o fim do século XIX, e perceber o quanto estes nossos companheiros de cotidiano já martelavam a cabeça dos governantes. Para os elaboradores do Código de Posturas de 1883, o primeiro da Villa de Camocim, isto já era um problema flagrante, ganhando capítulo especial.  Isto ocorria em nossa urbe naquele momento, evidentemente sem os problemas de agora: mais gente nas ruas, carros, motos, bicicletas e, sem esquecer as indefect´vieis "vaquinhas", cavalos dentre outros quadrúpedes. Vejamos:

Capítulo IV
Transito de carros, carroças e animaes
Art. 53. É prohibido
§ 1º. O transito de carros e carroças pezadas ou de eixo fixo sem guia;
§ 2º. O transito de carroças ou carros juntos ou sobre as calçadas das cazas;o dano cauzado será reparado pelo infractor;
§ 3º. O transito de carros e carroças nas ruas em ocaziões de passar alguma procissão e o S. S Sacramento ou em que se fizer alguma publica religiosa;
§ 4º. Conduzir pelas ruas e estradas animaes bravios sem a devida segurança;
§ 5º. Andar a Cavallo, condusil-o ou conserval-o sobre as calçadas ou passeios das cazas;
§ 6º. Correr a Cavallo pelas ruas e praças da Villa, sem motivo urgente, ou serviço publico.
O infractor d'este art. será multado em 4000 réis e o duplo na reencidencia. 
   
Como se vê o histórico de desobediência destes itens da dita urbanidade com relação ao trânsito de pessoas e animais é secular e se caracteriza como um componente de nossa cultura. Até quando?

Fonte: Código de Posturas de Camocim. APEC. Fundo: Câmaras Municipais. Caixa 28.
Foto: Camocimonline

Um comentário:

  1. Vocês ainda não viram foi nada, deem uma passadinha na cidade dos três climas para presenciarem uma verdadeira cidade indiana no tocante ao transito. Os "verdinhos" que são os agentes municipais de trânsito estão sem função na atual administração do prefeito João Barroso(PSDB), o centro de Itapipoca é hoje terra de ninguém prevalece a Lei do mais forte ou quem sabe do maior.
    Prof. Dr. Carlos Augusto um abraço!

    ResponderExcluir